O protótipo Master H2-Tech Prototype apresentado pela Renault no salão IAA Transportation, em Hannover, prefigura a versão de produção a hidrogénio do novo Renault Master, que vai ser comercializada, na Europa, no final de 2025.

O furgão, desenvolvido pela HYVIA, uma joint venture entre o Grupo Renault e a Plug, dedicada à mobilidade a hidrogénio, tem uma autonomia de 700 quilómetros (WLTP), um tempo de reabastecimento de 5 minutos, equivalente ao de um automóvel convencional.

Esta autonomia é possível graças à arquitetura “Dual power”, um sistema híbrido inteligente entre a pilha de combustível de 47 kW e a bateria de 20 kWh, que otimiza a eficiência energética. Além disso, o sistema “Heat recovery” recupera o calor produzido pela célula de combustível para assegurar o conforto térmico do habitáculo, preservando assim a autonomia deste veículo comercial.

A marca realça a versatilidade do Renault Master H2-Tech Prototype para se adaptar às diferentes utilizações dos veículos profissionais, possuindo versões furgão, plancher e chassis-cabina para uma vasta gama de transformações, tais como transporte de grandes volumes, basculante, ambulância, caixa de carga ou frigorífico.

A arquitetura do hidrogénio foi totalmente integrada na plataforma do furgão, preservando o volume de carga e a carga útil.

A viatura terá dois depósitos de hidrogénio à escolha: de 7,5 ou de 9 kg, para responder a diferentes necessidades de autonomia, graças aos parceiros OPmobility e FORVIA.

A partir do final de 2025, o furgão de produção será comercializado pela Renault e inteiramente construído na fábrica do Grupo Renault, em Batilly, França, onde serão também feitas as versões a combustão e elétrica do Master, na mesma linha.

No final de 2025, o furgão de produção também será comercializado pela HYVIA, com base na sua experiência em H2 e na sua capacidade de iniciar, desenvolver e apoiar ecossistemas H2 complexos, com uma oferta única e abrangente.

Este Master H2-Tech reforçará a atual oferta comercial de furgões a hidrogénio da HYVIA, disponível para venda desde abril de 2023 e já adotada pelos principais intervenientes e parceiros estratégicos do sector do H2.

Uma gama de estações H2 para profissionais, para reforçar a rede existente de estações H2 públicas, incluindo a HYWELL, desenvolvida com a Atawey, cuja implantação já começou.

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