O Mercedes-Maybach EQS SUV, o primeiro modelo 100% elétrico da marca de luxo do Mercedes-Benz Group, já chegou à Sociedade Comercial C. Santos. O imponente modelo é baseado no Mercedes EQS SUV e tem ainda mais requinte e exclusividade.
Este exemplar mais luxuoso da família de modelos elétricos do grupo Mercedes-Benz recebe um novo sistema propulsor, identificado por 680. Este inclui dois motores, um em cada eixo, e tem uma potência máxima combinada de 658 cv e um binário de 950 Nm (mais 125 cv e 92 Nm de binário que o Mercedes EQS SUV 580 4MATIC). Toda esta potência faz com que, não obstante 5,125 metros de comprimento e cerca de três toneladas de peso, o modelo “dispare” dos zero aos 100 km/h em apenas 4,4 segundos. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 210 km/h.
Para além dos programas de condução Dynamic Select Eco, Sport, Offroad e Individual, o Mercedes-Maybach EQS SUV dispõe do programa de condução especial Maybach. Substitui o clássico programa Comfort e foi concebido inteiramente para proporcionar o máximo conforto de condução aos passageiros traseiros e garante que existem movimentos corporais mínimos sob os bancos traseiros. Um nó de oscilação está aí localizado, de modo que as amplitudes são mais baixas.
A bateria de 108,4 kWh do Mercedes-Maybach EQS SUV permite uma autonomia de 600 km. Com um carregamento em corrente contínua (DC) a potências de até 200 kW, pode obter até 220 km de autonomia em 15 minutos ou recarregar de 10% a 80% em apenas 31 minutos. Em corrente alternada (AC), o modelo pode carregar a potências de até 22 kW, levando 5,5 horas para carregar.
O Mercedes-Maybach EQS SUV tem vários detalhes que marcam a diferença face ao modelo Mercedes-Benz. Além da pintura em duas cores (opcional), destaca-se a grelha dianteira com a estrela no capot. Mas há muito mais pormenores que diferenciam este luxuoso modelo, quase sempre com o símbolo Maybach a marcar presença. Exemplo disso são as jantes (que podem ser de 21 ou 22 polegadas), os nichos dianteiros, as extremidades laterais do para-choques e, entre outros, os estribos laterais.
Interior com luxo
O interior é também marcante. O habitáculo do Mercedes-Maybach EQS SUV tem, além do MBUX Hyperscreen, bancos do tipo executivo em couro Nappa processada sustentavelmente, sistema de som surround Burmester 4D e ecrãs de 11,6 polegadas para os lugares traseiros, entre outros equipamentos.
Atrás, os passageiros viajam com todo o luxo em duas poltronas com encosto de cabeça almofadado (tal como à frente), embutidas em madeira. Entre os dois bancos está um frigorífico com flutes (que podem ser pousadas entre os dois bancos, quando necessário) equipados com ventilação, função de massagem e aquecimento de pescoço e ombros.
Destaque para o modo Chauffeur (opcional) no assento traseiro direito, em que o banco do acompanhante da frente se desloca mais para a frente e o apoio de costas rebate, aumentando espaço para pernas e visibilidade do ocupante do banco traseiro desse lado, enquanto o apoio de pernas sobe. Uma nota de requinte em termos de conforto é o reforço do isolamento acústico, em particular, para os ocupantes dos lugares traseiros, já que nessa área da carroçaria foi aplicado um incremento de espuma acústica e revestimentos em couro sintético.
O Mercedes-Maybach EQS 680 SUV é proposto a partir de 217.750 euros. A unidade que chegou à Sociedade Comercial C. Santos tem preço final que aproxima de 300 mil euros (297.300 euros, mais precisamente).