Municípios alentejanos promovem reciclagem com apoio da SPV

A Sociedade Ponto Verde (SPV) financia projetos de sensibilização para a reciclagem de embalagens de vidro. Recentemente, a Associação de Municípios do Alentejo Central criou o programa “Juntos a reciclar ++”, apoiada pela SPV.

0
298

A Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça a sua missão de garantir o bom desempenho do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE), e voltou a lançar o “Juntos a reciclar ++”, um programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais.

No âmbito deste projeto, a campanha de comunicação “O seu Vidro salva Vidas”, protagonizada pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) com os municípios associados e as corporações de bombeiros de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, foi uma das selecionadas para ser financiada pela SPV.

A ação consiste em que, por cada tonelada de vidro recolhida de forma seletiva nos cinco concelhos, serão doados 5 euros aos bombeiros locais, que serão responsáveis por contactar as populações, empresas e estabelecimentos das freguesias abrangidas, numa ação abrangente, que também inclui os principais eventos municipais.

Esta iniciativa visa recolher um total de 755 toneladas de vidro até o final deste ano, o que resultará na doação de 20 mil euros às corporações de bombeiros, uma verba importante para apoiar o trabalho desenvolvido em proximidade com as populações.

Este programa de financiamento da SPV tem crescido significativamente nos últimos anos, graças ao seu sucesso e ao número de ações implementadas por meio deste investimento, que impulsionaram a criação de uma plataforma digital para candidaturas. Através desta ação, a SPV disponibiliza, no total, 500.000€ para financiar os projetos inseridos no “Juntos a reciclar ++”.

Neste âmbito, a SPV fortalece a sua presença e proximidade junto das comunidades locais, dando apoio aos SGRU, Câmaras e Empresas Municipais para a realização de iniciativas ligadas à importância da reciclagem das embalagens por todo o País.

O trabalho colaborativo entre a SPV e as entidades parceiras destaca, ainda, a importância de existir uma comunicação integrada, consciente e com o alinhamento de mensagens entre os agentes da cadeia de valor. A edição deste ano foca-se, essencialmente, em aumentar a participação na reciclagem de embalagens de vidro, uma vez que é o material que mais desafios apresenta para o cumprimento das metas de reciclagem de embalagens.

“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto fundamental para que possamos continuar a trabalhar de forma colaborativa com os SGRU, autarquias e empresas municipais. É urgente agirmos em conjunto, tendo como objetivo alcançarmos as ambiciosas metas de reciclagem de embalagens e, muito em particular, a do vidro, onde temos de acelerar e adotar ações específicas. Este projeto da AMCAL é mais um passo importantíssimo: permite-nos reforçar o papel da SPV enquanto parceira da jornada de sustentabilidade de todos os agentes da cadeia de valor”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

Por sua vez, Vítor Picado, secretário-geral da AMCAL refere que “‘O Seu Vidro Salva Vidas’ é um projeto que visa envolver a comunidade que integra o território da AMCAL, promovendo um apoio direto às Corporações dos Bombeiros de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira. Trata-se de um esforço conjunto entre a Sociedade Ponto Verde, a AMCAL e os seus municípios associados, procurando desta forma sensibilizar a população para a correta separação do vidro, mantendo a sua cadeia de valor ao longo do seu ciclo de vida.”

Artigo anteriorGama de veículos comerciais da Renault terá Master a hidrogénio
Próximo artigoConsumo de combustíveis rodoviários tem de diminuir mais de 5% ao ano até 2030. Estamos muito distantes