A VW lançou uma nova versão, mais desportiva, do ID.3 GTX. Além do ID.3 GTX3, que oferece 210 kW (286 cv), está agora disponível o novo ID.3 GTX Performance com 240 kW (326 cv). O modelo está, assim, equipado com o motor elétrico mais potente da Volkswagen. Ambas as versões GTX são de tração traseira.

O motor elétrico gera um binário máximo de 545 Nm em ambas as configurações. Na versão GTX Performance, o ID.3 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. É possível alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h.

A energia é fornecida por uma bateria de iões de lítio de 79 kWh (úteis), que permite carregamentos de até 185 kW em estações de carregamento rápido DC. A carga pode ser aumentada de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. A autonomia WLTP do ID.3 GTX Performance é de até 593 km.

O sistema de tração específico para o GTX está equipado com barras estabilizadoras mais robustas e ajustadas para suportar a elevada performance do sistema de tração. A configuração básica inclui um eixo dianteiro tipo MacPherson e um eixo traseiro de cinco braços com um sistema de orientação sofisticado.

O sistema de direção progressiva, adaptado ao ID.3 GTX, surge de série. O ID.3 GTX Performance também pode ser equipado, opcionalmente, com o controlo de chassis adaptativo Sport DCC modificado. O Gestor da Dinâmica do Veículo, recentemente aprimorado, utiliza agora mais sinais de sensores do que anteriormente. Graças a tal, o sistema é capaz de monitorizar com maior precisão o movimento das rodas e da carroçaria, ajustando os amortecedores de acordo com algoritmos.

O VW ID.3 GTX e o novo ID.3 GTX Performance destacam-se dos outros modelos da gama com elementos de design exclusivos. O para-choques dianteiro, específico para o GTX, apresenta uma nova entrada de ar preta com um design em forma de diamante e uma luz de assinatura personalizada. As jantes de 20 polegadas Skagen GTX estão disponíveis opcionalmente em preto. O interior do veículo também é personalizado com uma série de características específicas do GTX.

O novo ID.3 GTX Performance está já disponível a partir de €50.959.

Artigo anteriorConsumo de combustíveis rodoviários tem de diminuir mais de 5% ao ano até 2030. Estamos muito distantes
Próximo artigoProjeto europeu Radiant lança app gratuita para a promoção da sustentabilidade e diversificação alimentar