No dia 23 de setembro de 2024, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, lançou oficialmente a iniciativa “Arrábida Zero Emissões”, num evento que reuniu 20 entidades locais, especialistas em energia e representantes dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
O encontro, realizado na Delegação da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa em Setúbal, marcou o início de uma nova fase de ação coordenada para a descarbonização do Território Arrábida.
A presidente do Conselho de Administração da ENA, Carla Potrica Guerreiro, abriu o evento destacando a importância da colaboração entre os diversos atores locais para alcançar a neutralidade climática.
Orlando Paraíba, diretor técnico da ENA, apresentou os detalhes da iniciativa “Arrábida Zero Emissões”, que visa monitorizar a descarbonização do Território Arrábida, para o qual reunirá periodicamente os signatários do Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica com o objetivo de agregar e ativar ações de descarbonização do território, procurando oportunidades de financiamento, e monitorizando os progressos na redução das emissões.
“Arrábida Zero Emissões” conta ainda com uma plataforma web (www.arrabidazeroemissoes.pt) que foi apresentada e onde todos estão convidados a contribuir partilhando as suas ações de mitigação de emissões. Este é um espaço de colaboração e intercâmbio de experiências que facilita o acompanhamento das medidas de descarbonização implementadas no território, permitindo uma maior transparência e participação por parte das entidades locais e cidadãos.
O evento contou com a intervenção de Dinis Rodrigues, especialista do Banco Europeu de Investimento (BEI), que apresentou os principais mecanismos de financiamento para projetos de descarbonização e partilhou exemplos de sucesso. A sua intervenção foi seguida de um debate entre os participantes, focado nas oportunidades de apoio financeiro para ações sustentáveis no Território Arrábida e na possibilidade de agregar projetos para ganhar escala.
O evento culminou com a assinatura do “Memorando de Entendimento para a Neutralidade Carbónica do Território Arrábida” por parte de 9 novas entidades, que se juntaram aos compromissos já assumidos pelos municípios e outras entidades locais.
Este memorando, aberto a novas adesões, formaliza o empenho coletivo na redução das emissões de carbono e no desenvolvimento de práticas sustentáveis.
Os novos signatários do Memorando são: Albatroz Digital, Coca-Cola, FIAR – Associação Cultural, Fundação COI, FEPSET – Fundação Escola Profissional de Setúbal, FIP – Fundação Islâmica de Palmela, IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião e Palmela Desporto.
No encerramento do evento, Jorge Humberto, diretor do Departamento Operacional da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, sublinhou a relevância deste projeto para potenciar a sustentabilidade na região.
A iniciativa “Arrábida Zero Emissões” contribui para uma transição energética do Território Arrábida justa e equitativa, onde todas as organizações e cidadãos têm um papel a desempenhar.