A Leroy Merlin introduziu em Portugal um indicador ambiental e social para produtos da casa, bricolage e construção, orientando os consumidores para escolhas mais sustentáveis, o Home Index.
O Home Index classifica os produtos numa escala de A a E, com base em 8 categorias que abrangem todo o ciclo de vida dos produtos.
“Com esta metodologia inovadora, procuramos preencher uma lacuna que existia no mercado: a falta de um índice que mostrasse de forma clara o nível de sustentabilidade de um produto. Agora, com o Home Index acreditamos que conseguimos ajudar a diagnosticar e melhorar a sustentabilidade dos produtos da Leroy Merlin. Para esse efeito, a nossa metodologia tem sido aplicada a toda a nossa oferta, em co-criação com fornecedores, de forma a conseguir garantir uma oferta inteiramente sustentável, que possibilite ao cliente encontrar soluções ambientalmente mais responsáveis”, diz Marian Doloshytskyi, Líder Desafio Mercados e Oferta da Leroy Merlin.
Criado para medir o ciclo de vida completo do produto, o Home Index tem por base 31 critérios distribuídos por oito categorias que abrangem diferentes dimensões, como a ambiental, onde entram em linha de conta fatores como, a origem das matérias-primas, as condições de produção, o consumo de água e energia, o transporte, a reparação ou fim de vida, e por fim, a reciclabilidade.
A metodologia tem ainda em conta a dimensão social e ética do produto, tendo como critérios, o impacto social e os componentes aquando da produção e utilização do produto.
Cada critério é pontuado entre 0 e 100, -1 se não houver informação, sendo que a pontuação da categoria é depois calculada através da média das pontuações dos critérios que a compõem.
Em seguida, a média das pontuações das categorias dá uma pontuação global entre 0 e 100, o que permite posicionar o produto na escala do Home Index entre A e E.
Com o novo indicador, a Leroy Merlin pretende criar condições para que os consumidores possam fazer escolhas mais informadas relativamente aos produtos para a casa.
Desenvolvido pelo ADEO, o Home Index estreou-se em França, seguido de Espanha e Portugal. Neste lançamento, a Leroy Merlin disponibiliza mais de 80 mil produtos com o indicador Home Index visível, sendo que, atualmente, 47% das vendas totais correspondem a produtos mais positivos, com score A, B e C. Contudo, o Home Index é um projeto de longo prazo para a Leroy Merlin Portugal, que espera em 2025 aumentar esse número para 55%. Até 2027, a empresa compromete-se a que 80% das suas vendas sejam de produtos mais sustentáveis – com score A, B e C, garantindo uma oferta cada vez mais sustentável e eficiente aos seus clientes.