Na EVA Expo, no Automechanika Frankfurt 2024, a Zeekr, marca chinesa do Grupo Geely e Volvo, revelou as mais recentes inovações para o mundo: as baterias LFP atualizadas, o Zeekr MIX e o Zeekr 001 FR.
As baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) atualizadas nos veículos da marca chinesa suportam carregamento ultrarrápido de 5,5C, alegando ser a taxa de carregamento mais rápida do mundo. Essas baterias, uma inovação totalmente interna, são desenvolvidas, fabricadas e embaladas pela Zeekr. Quando conectados às pilhas de carregamento ultrarrápidas V3 da Zeekr, os veículos com essas novas baterias LFP podem carregar de 10% a 80% do SOC em apenas 10,5 minutos. A fabricante de automóveis chinesa já estabeleceu mais de 500 estações de carregamento ultrarrápido e mais de 2.700 pilhas de carregamento na China. A empresa visa expandir a rede para 1.000 estações em 2024 e 10.000 pontos de carregamento até 2026, todos suportando carregamento de 800 volts.
Revelado pela primeira vez no Salão Automóvel de Pequim em abril de 2024, o Zeekr MIX encapsula a visão da marca sobre a mobilidade do futuro. É o primeiro produto focado em famílias construído na SEA-M — uma derivação da SEA (Arquitetura de Experiência Sustentável). O Zeekr MIX possui dois bancos giratórios na frente, que podem rodar 270 graus, o piso interno mais plano da indústria e mais de 20 modos de cenário dentro da cabine.
O Zeekr 001 FR, um shooting brake de alto desempenho, rompe os padrões e desafia o domínio dos hipercarros. Equipado com um travão de força de quatro motores de carboneto de silício, esta obra-prima oferece uma impressionante potência de 930 kW (1.300 CV) e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,02 segundos (com redução de arranque). Por dentro, o veículo é tão luxuoso quanto potente, com um interior em Alcantara e um chip Qualcomm 8295. O Zeekr 001 FR encontra o equilíbrio perfeito entre luxo, alta tecnologia e desempenho ultrarrápido.
A Zeekr iniciou a expansão global em 2023 e, desde então, tem feito progressos significativos. A marca entrou em mais de 30 mercados globais, incluindo Países Baixos, Suécia, Tailândia, Brasil, Austrália, entre outros.