A Daimler Truck apresentou a sua estratégia para o transporte sustentável, na feira IAA Transportation 2024 em Hannover, com os anúncios da empresa a concentrarem-se nos temas da descarbonização e da digitalização.

Descarbonização

O expositor da Daimler Truck na feira de Hannover apresentou o Mercedes-Benz eActros 600 elétrico a bateria como destaque da feira. Com o seu novo porta-estandarte elétrico, o fabricante pretende descarbonizar o transporte de longa distância, responsável por dois terços e, consequentemente, pela maior parte das emissões de CO2 no trânsito de camiões. A elevada capacidade da bateria de mais de 600 kWh permite ao eActros 600 atingir uma autonomia de 500 km, um alcance que a marca refere como sendo obtido em condições muito realistas que refletem a utilização padrão com 40 toneladas de peso bruto do conjunto.

Daimler Truck lança a nova marca TruckCharge na Europa

Para além da compra de camiões elétricos e para tornar a mobilidade elétrica mais simples e rentável para os seus clientes, a Daimler Truck lança a nova marca TruckCharge na Europa. Este nome reúne as ofertas da empresa relacionadas com a e-infraestrutura e o carregamento de camiões elétricos, ou seja, consultoria e infraestrutura, bem como a operação de carregadores elétricos para empresas de transporte e industriais.

Segundo o construtor, este valor também pode ser “claramente excedido em função do estilo de condução e do trajeto. O eActros 600 poderá percorrer muito mais de 1000 km por dia. Isto é possível através de um carregamento intermédio durante as pausas do condutor prescritas por lei – mesmo sem carregamento megawatt, desde que as possibilidades de carregamento estejam disponíveis”.

Karin Rådström, que assume o cargo de diretora geral da Daimler Truck, a partir de 1 de outubro, realça que “o nosso eActros 600 é uma alternativa forte a um camião a gasóleo, graças à sua autonomia de 500 km com uma carga da bateria. Com a sua elevada eficiência energética, será rentável para os operadores de frotas. Agora é imperativo que os governos, o setor energético e a indústria ajam em conjunto para impulsionar a expansão da infraestrutura de carregamento pública.”

No final de novembro, a Daimler Truck inicia a produção em série do eActros 600 na sua fábrica em Wörth. A marca referiu que, desde o início das vendas no final do ano passado, a Daimler Truck já registou 2.000 encomendas para o eActros 600.

Os primeiros veículos eActros 600 para cliente devem ser produzidos e registados antes do final de 2024.

Neste verão, dois protótipos próximos da produção em série participaram num teste de quase sete semanas para demonstrar o desempenho operacional do eActros 600, percorrendo mais de 15.000 quilómetros em 22 países europeus. Foi o teste mais extenso na história da Mercedes-Benz Trucks. Cada um dos dois camiões elétricos viajou com um peso bruto de 40 toneladas com reboque e utilizou exclusivamente estações de carregamento públicas para carregar.
 
Ao longo de toda a viagem, o protótipo equipado com equipamento especial para medição do consumo conseguiu atingir um consumo médio de condução de 103 quilowatts-hora por 100 quilómetros. Calculando o teor energético do gasóleo, isto traduzir-se-ia num consumo de cerca de 10 litros por 100 quilómetros, o que teria sido impossível com um camião de propulsão convencional. Em muitas etapas diárias da viagem, teoricamente teria sido possível atingir autonomias superiores a 600 quilómetros sem carregamento intermédio. Em média, foi possível cobrir cerca de 25 por cento da potência de acionamento consumida do eActros 600 com energia recuperada. O consumo diário variava entre 85 quilowatts-hora por 100 quilómetros, dependendo sobretudo do trajeto, da topografia e da temperatura – durante a descida de Madrid para Bilbau (aprox. 360 km) em condições de estrada e tempo muito boas – e 140 quilowatts-hora por 100 km de Alta até ao Cabo Norte (aprox. 240 km) com a temperatura mais baixa de 7 graus Celsius, alguns dos quais consistiam em estradas não pavimentadas.

Outros destaques no capítulo da descarbonização por parte da Daimler Truck na IAA incluíram o Mercedes-Benz GenH2 Truck com célula de combustível de hidrogénio e o novo Mercedes-Benz Actros L com aerodinâmica melhorada como estreia na feira.

Para além dos camiões puramente elétricos a bateria, as tecnologias de propulsão baseadas em hidrogénio podem, de acordo com a Daimler Truck, ser uma solução adequada para a descarbonização de aplicações muito flexíveis e particularmente exigentes no transporte de longa distância pesado.

Após uma fase de testes na pista de testes e em vias públicas, os Mercedes-Benz GenH2 Trucks atingiram agora um nível de desenvolvimento avançado para utilização em diversas aplicações diárias nas primeiras frotas de clientes. A Daimler Truck iniciou recentemente os primeiros testes de cinco camiões Mercedes-Benz GenH2 com Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz.

Camiões a pilhas de combustível em cinco casos de estudo em operações reais: início dos primeiros ensaios com clientes com os camiões GenH2 da Mercedes-Benz

Durante uma fase de teste de cerca de um ano, estes clientes têm a oportunidade de ter uma experiência prática com camiões de células de combustível, numa fase inicial. Através da colaboração, a equipa de desenvolvimento da Daimler Truck obtém informações valiosas sobre o funcionamento real de camiões movidos a hidrogénio líquido e fica a saber quais os requisitos específicos dos clientes, que serão considerados para o desenvolvimento de série.

Segundo o construtor, o protótipo Mercedes-Benz GenH2 Truck da empresa “demonstrou a utilidade do hidrogénio líquido no transporte rodoviário de mercadorias”, ao percorrer no ano passado uma viagem de 1.047 km por toda a Alemanha com um abastecimento de hidrogénio líquido em condições reais.

Camiões definidos por software

Para além da descarbonização dos transportes, a Daimler Truck pretende assumir também um papel de liderança na transformação digital e olha ainda mais para o futuro em direção a veículos comerciais definidos por software. A mais recente geração de camiões, como o eActros 600 e o Actros L, já está equipada com uma arquitetura mecatrónica melhorada. Permite um processamento de dados até 20 vezes mais rápido do que antes.

“O futuro da condução de camiões é isento de emissões e baseado em software” – Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração responsável pela Truck Technology da Daimler Truck

Para além das funções alargadas dos mais recentes sistemas de segurança, como o Active Brake Assist 6 ou o Active Sideguard Assist 2, permite também um maior conforto do condutor e uma maior conectividade. Isto inclui o Multimedia Cockpit Interactive 2 ou a função Connected Traffic Warnings, que pode detetar avisos de perigo e encaminhá-los para veículos nas imediações. No futuro, muitas destas funções poderão ser ativadas “over-the-air” no próprio camião – ou seja, sem uma visita à oficina.

Os veículos definidos por software com aplicações personalizadas da Daimler Truck, bem como de clientes e fornecedores externos, pretendem expandir as funcionalidades atuais de camiões, em especial no que diz respeito à segurança, ao conforto e à eficiência. Por exemplo, é possível que o veículo proteja ainda melhor o condutor e outros utentes da estrada, detetando perigos muito antes dos sentidos humanos. Além disso, o camião do futuro pode assumir tarefas administrativas e de documentação, por exemplo, através da transmissão automática dos documentos de transporte e de entrega em formato digital ou da reserva de um lugar de estacionamento, bem como de uma estação de carregamento e de um chuveiro, bem como da pré-encomenda da refeição preferida do motorista. Também é concebível, por exemplo, para as respetivas aplicações, transportar os motoristas virtualmente de volta para a mesa de jantar em casa à noite durante os seus períodos de descanso, mesmo que estejam fisicamente na cabine do camião.

A joint venture planeada entre a Daimler Truck e o Grupo Volvo formará a base para esta visão. O objetivo é desenvolver em conjunto uma plataforma de veículos padronizada, definida por software, como padrão industrial para veículos comerciais e, consequentemente, potencialmente também para outros parceiros e clientes.

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