Está a decorrer na Europa a primeira apresentação dos modelos C10 e T03 da marca chinesa Leapmotor, cujo braço internacional passou a ser detido em 51% pela Stellantis e que pretende aumentar as vendas da Leapmotor noutros mercados internacionais para lá da China, incluindo Portugal.

A marca prevê lançar um modelo por ano durante os próximos três anos.

As origens da Leapmotor International
Em outubro de 2023, as duas empresas anunciaram o investimento de cerca de 1,5 mil milhões de euros por parte da Stellantis na Leapmotor para a aquisição de cerca de 21% das ações da empresa chinesa. O acordo também incluiu a criação da Leapmotor International, a joint-venture numa proporção de 51%/49% liderada pela Stellantis, com direitos exclusivos de exportação e vendas, bem como de fabricante de produtos Leapmotor fora da “Grande China”.

Com a possibilidade de contar com os canais de distribuição da Stellantis, a Leapmotor International tem como objetivo aumentar o número de pontos de venda de veículos Leapmotor na Europa para 350 até ao final de 2024.

Os primeiros mercados europeus a receberem os modelos da Leapmotors até final do ano são Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Roménia e Suiça, os quais contam com a rede de vendas da Stellantis e com o apoio de Brand Managers dedicados.

A partir do quarto trimestre de 2024, as operações comerciais da Leapmotor serão também ampliadas para o Médio Oriente e África (Turquia, Israel e Territórios Ultramarinos Franceses), Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia), bem como para a América do Sul (Brasil e Chile).

C10

O SUV C10 é o primeiro produto Leapmotor criado para o mercado mundial e em conformidade com as normas internacionais de segurança e design. O C10 é um SUV do segmento D da Leapmotor, baseado na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela Leapmotor, que utiliza uma configuração eletrónica integrada centralmente, o sistema Cell-to-Chassis (CTC) e o cockpit inteligente. O SUV elétrico C10 apresenta 420 km de autonomia WLTP, medindo 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.680 mm de altura e 2.825 mm de distância entre eixos

Equipado com um motor de 160 kW (218 cv) e 320 Nm de binário, o modelo oferece três modos de condução para lidar com as diversas condições da estrada e as preferências do condutor.

O C10 é lançado no mercado com uma gama que inclui duas configurações: Style e Design. Esta estratégia foi concebida para agilizar o processo de escolha do cliente. Do ponto de vista estético, o modelo está disponível em cinco cores – Canopy Grey, Pearly White, Tundra Grey, Glazed Green e Metallic Black.

O SUV C10 foi desenvolvido utilizando a tecnologia Cell-to-Chassis, que integra as células da bateria na estrutura do veículo. Esta abordagem, explica a marca, não só melhora a disposição das baterias, como também poupa espaço, aumentando a rigidez torsional do chassis para 42.500 NM/grau. Isto leva a uma segurança superior e a um melhor comportamento, para além de oferecer mais espaço interior graças à otimização vertical da zona das baterias.

O C10 é um SUV elétrico do segmento D com 420 km de autonomia.

No que diz respeito ao carregamento, o C10 está equipado com um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 6,1 horas; para um carregamento mais rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em 30 minutos. O conjunto de baterias de 69,9 kW garante 420 km de autonomia WLTP. Não há preços oficiais, mas na Alemanha o C10 está à venda por 18.900 euros.

T03

O painel de instrumentos de 8 polegadas e o ecrã central de 10,1 polegadas do T03 oferecem uma interface visual intuitiva de todas as principais funções do veículo. Um dos pontos fortes deste sistema são as atualizações Over-the-Air (OTA), que eliminam a necessidade de ir a um centro de assistência para atualizar o software. O veículo inclui conectividade 4G, que monitoriza e melhora constantemente as funcionalidades do sistema. Os seus serviços na nuvem permitem saber remotamente o estado do veículo e fornecer serviços como diagnósticos e comunicações em tempo real. O modelo dispõe ainda do Sistema Inteligente de Interação por Voz (Intelligent Voice Interaction System) que, graças a um microfone de alta qualidade, reconhece com precisão os comandos e permite gerir funções como a navegação, a comunicação e o controlo dos sistemas multimédia. Ativado tanto através de comandos vocais como de um botão no volante, o dispositivo de voz garante uma condução mais segura e cómoda.

Além disso, o sistema de infotainment do T03 oferece uma gama completa de funcionalidades, incluindo o controlo do ar condicionado, a iluminação e a gestão de chamadas e contactos. É possível ativar ou desativar o Wi-Fi ou o Bluetooth, ajustar a luminosidade do ecrã, controlar a reprodução de música e gerir os sistemas de navegação através de comandos vocais ou manuais.

Por último, graças à aplicação Leapmotor, os proprietários do T03 podem controlar remotamente muitas das funções do veículo, incluindo o bloqueio/desbloqueio das portas, o controlo do ar condicionado e o pré-aquecimento da bateria. Além disso, na ausência de conectividade, é possível utilizar a chave Bluetooth para trancar ou destrancar o veículo.

Por seu lado, o T03 é um veículo compacto de cinco portas do segmento A, com dimensões semelhantes às de um modelo do segmento B, contando com uma autonomia WLTP de 265 km. Mede 3.620 mm de comprimento, 1.577 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2.4000 mm de distância entre eixos.

O T03 está disponível com teto de abrir panorâmico de 42 polegadas, com cortina solar elétrica, e pintura bicolor, tendo ainda jantes de liga leve de alumínio de 15 polegadas.

O T03 está equipado com um grupo propulsor elétrico desenvolvido pela Leapmotor de forma totalmente autónoma.

O coração do sistema reside numa bateria de 37,3 kW que oferece 265 km de autonomia no ciclo combinado WLTP e até 395 km no ciclo urbano. Este sistema é gerido por um Sistema Inteligente de Gestão da Bateria (Intelligent Battery Management System, BMS) que utiliza tecnologia baseada na cloud para monitorizar o estado da bateria em tempo real e garantir que esta opera sempre nas condições ideais de temperatura.

Especificamente, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 70 kW (95 cv) e um binário máximo de 158 Nm.

Está disponível em três cores de carroçaria – Light White, Stary Silver e Glacier Blue, oferecendo igualmentw três modos de condução, cada um dos quais concebido para se adaptar às várias condições de condução e às preferências do condutor: o modo ECO otimiza a travagem regenerativa e proporciona uma resposta de potência mais suave, o que é ideal para maximizar a eficiência; o modo SPORTS oferece uma resposta mais rápida da potência, com uma travagem regenerativa moderada; por último, o modo STANDARD oferece um equilíbrio entre os dois, com uma travagem regenerativa mais ligeira que permite ao veículo mover-se lentamente depois de libertado o acelerador.

O sistema de direção é igualmente versátil e inclui também três modos distintos: o modo COMFORT aumenta a assistência da direção, tornando a condução mais leve e confortável; o modo SPORTS reduz a intensidade da direção, oferecendo um controlo mais preciso e dinâmico; por fim, o modo STANDARD é um compromisso entre os dois anteriores e oferece uma experiência de direção equilibrada.

O T03 é compatível com os cabos de carregamento Tipo 2 e CCS2 e inclui um carregador de bordo de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento DC de 48 kW.

O tempo de um carregamento doméstico, entre 30% e 80% é de cerca de 3,5 horas, enquanto a utilização de um posto de carregamento DC, para a mesma amplitude de carga, requer 36 minutos.

O Leapmotor T03 é um elétrico compacto do segmento A com 265 km de autonomia e o espaço interior de um modelo do segmento B.

Modelos para todos os segmentos

Nos próximos três anos, o plano de produto da Leapmotor cobrirá toda a gama dos segmentos A a E graças às suas plataformas escaláveis com propulsores BEV e Extensores de Autonomia para EV.

A marca sublinha o facto de ter implementado a tecnologia Cell-to-Chassis em grande escala, e a sua nova arquitetura eletrónica e elétrica centralizada Leap 3.0 “Four-Leaf Clover” para permitir uma coordenação e eficiência entre todos os principais componentes dos veículos elétricos inteligentes.

O ponto alto da Leapmotor consiste na sua capacidade de “desenvolvimento interno integral” (mais de 60% da totalidade do projeto), que se refere à construção, a partir do zero, dos principais sistemas dos veículos, tais como sistemas de transmissão, condução inteligente e cockpits, possibilitando o desenvolvimento interno completo de software e hardware. Esta abordagem maximiza a eficiência dos processos de I&D (Investigação & Desenvolvimento) e de produção, aumentando simultaneamente o valor que os clientes obtêm ao longo do ciclo de vida do veículo. As principais vantagens do desenvolvimento completo feito internamente são o controlo dos custos de I&D, o desempenho superior do veículo e uma maior resistência aos riscos de constrangimentos na cadeia de fornecimento e à volatilidade do mercado.

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