Facto um: as ferramentas digitais estão em todo o lado, no dia a dia de todos. Facto dois: a eletrificação das frotas é um passo importante para descarbonizar o transporte rodoviário. Pergunta: que relação têm estes dois factos?
À margem do IAA Hannover, feira de veículos comerciais que decorreu de 15 a 20 de setembro, a Mercedes-Benz Trucks e a tecnológica tb.lx destacaram o facto de vários dos desafios associados à mobilidade elétrica poderem ter em soluções digitais contributos para a sua resolução.
Um dos aspetos é a range anxiety, ou seja, a ansiedade da autonomia que não é uma preocupação exclusiva dos proprietários de ligeiros de passageiros elétricos. Também quem tem e conduz um pesado de mercadorias mostra preocupação de que a bateria do camião elétrico possa esgotar-se antes de chegar a uma estação de carregamento ou ao destino final – decorrente da autonomia limitada dos camiões elétricos face aos tradicionais movidos a gasóleo, da atual infraestrutura de carregamento e do tempo necessário para recarregar.
A Mercedes-Benz Trucks e a tecnológica tb.lx entendem que há uma necessidade contínua de expansão das infraestruturas públicas de carregamento, incluindo de introduzir soluções de carregamento nos armazéns e entrepostos, para tornar o camião elétrico viável em toda a Europa.
Mas as duas empresas apontam, porém, que uma ferramenta digital, como a eTruck Ready que desenvolveram em conjunto, pode dar também a sua ajuda, já que é capaz de prever a autonomia exata das baterias dos veículos em rotas específicas, permite que os gestores e proprietários de frotas avaliem a viabilidade das rotas e tomem decisões informadas sobre a compra de pesados elétricos, mediante as suas necessidades. Esta ferramenta, desenvolvida pela Daimler Truck, tem em conta fatores como a data, a rota, o tráfego, a topografia, as condições meteorológicas, o tempo, o reboque e a carga útil.
Disponível na Europa para a Mercedes-Benz Trucks, com a eTruck Ready os proprietários de frotas podem testar exaustivamente as suas rotas reais utilizando camiões como os eActros 300/400 e o eActros 600. Traduzida em 15 línguas, esta ferramenta aborda um dos maiores obstáculos às vendas de veículos elétricos: a ansiedade em relação à autonomia.
Também as soluções digitais podem ajudar a um maior controlo sobre as operações de carregamento (a logística envolvida no agendamento de sessões de carregamento, na reserva de carregadores e no controlo dos custos de energia) e sobre o apuramento com maior rigor do Custo Total de Propriedade (TCO), na medida em que a estimativa das despesas associadas à compra, instalação, utilização e recuperação de um camião elétrico continuam a ser incertos no mercado atual.
Para superar estas barreiras, a Mercedes-Benz Trucks e a tb.lx acreditam que a resposta deve passar por continuar a investir em “tecnologia relevante, tornando-a mais acessível e fiável” e por “oferecer aos gestores de frotas ferramentas como sistemas de gestão de frotas, de energia e de carregamento, assim como soluções de planeamento de rotas que capacitem as suas operações e as tornem mais eficientes”. Ainda segundo estas duas empresas, a resposta a estes desafios passa também por disponibilizar formação e apoio ao condutor quando ele passa a conduzir um veículo elétrico.
Na perspetiva de Mercedes-Benz Trucks e tb.lx, o debate em Portugal sobre a transição para a mobilidade elétrica “está numa fase preliminar, mas continuar a abordar estes tópicos é crucial para a consciencialização e abordagem dos desafios que existem na adoção de veículos elétricos em escala. À medida que cresce a oferta de veículos elétricos e de soluções digitais para ajudar a gerir as frotas, mais fácil e eficiente se tornará a transformação”, concluem.