O ID. Buzz, da Volkswagen Veículos Comerciais, recebe, a partir de agora, variantes de seis e sete lugares, novas opções de baterias com maior capacidade e um motor elétrico mais potente.

Desde o seu lançamento, o ID. Buzz estava disponível com cinco lugares, mas a Volkswagen apostou em expandir a gama com versões mais espaçosas. A primeira nova opção é o modelo de seis lugares, que oferece uma configuração 2+2+2, derivada da versão original de cinco lugares. O preço desta variante arranca nos 60.282 euros e o comprimento total é de 4.712 mm.

A segunda novidade é o modelo de sete lugares, que acrescenta mais espaço com uma configuração 2+3+2. Com 4.962 mm de comprimento, esta versão aumenta a distância entre eixos em 250 mm, oferecendo ainda mais espaço interno. O preço para esta versão inicia-se nos 62.164 euros.

Para o mercado empresarial, estes valores reduzem-se, considerando a dedução do IVA: o modelo de seis lugares começa nos 48.102 euros (sem IVA), enquanto o de sete lugares parte de 49.589 euros (sem IVA).

O futuro da versão de cinco lugares

Com a chegada destas variantes, a versão de cinco lugares, que foi a pioneira, perdeu parte da sua atratividade. Atualmente, é mais cara, apesar de ter menos autonomia e potência. O seu preço de 65.283 euros coloca-a em desvantagem face às novas opções. No entanto, a Volkswagen já planeia lançar, em 2025, uma versão de cinco lugares reposicionada como a entrada de gama, oferecendo um preço mais acessível.

Desempenho melhorado com novo motor

Uma das principais mudanças no ID. Buzz é o novo motor elétrico de 210 kW (286 cv), que substitui a versão anterior de 150 kW. Este motor, montado no eixo traseiro, está agora presente em todas as variantes, incluindo a versão comercial Cargo.

GTX: a opção desportiva
Para quem procura mais emoção ao volante, a Volkswagen introduzirá, entre o final de 2024 e início de 2025, a versão GTX, uma variante mais desportiva. Este modelo contará com tração integral e dois motores elétricos que, em conjunto, oferecem 340 cv de potência. O ID. Buzz GTX promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, com um preço aproximadamente dois mil euros superior às versões não GTX.
Versões GTX 6 lugares 7 lugares
Bateria 84 kWh 91 kWh
Potência 340 cv 340 cv
Autonomia 390 km 420 km

A aceleração de 0 a 100 km/h varia ligeiramente entre as novas versões, sendo de 7,6 segundos no modelo de seis lugares e 7,9 segundos na versão de sete lugares. A velocidade máxima continua limitada a 160 km/h.

Carregamento e capacidade de bagagem

O ID. Buzz também traz melhorias no tempo de carregamento, especialmente na versão de sete lugares com a bateria de 86 kWh. Esta permite carregamentos rápidos até 200 kW, reduzindo o tempo de carga de 10% a 80% para 26 minutos. Para quem utilizar uma wallbox de 11 kWh, o tempo de carregamento completo será de cerca de 7,5 horas.

Quanto ao espaço de carga, a variante de sete lugares oferece 306 litros na configuração completa. No entanto, rebatendo a terceira fila, o espaço aumenta para 1.340 litros, e se as duas últimas filas forem rebatidas, a capacidade máxima atinge 2.469 litros.

O sistema de Infotainment do ID. Buzz foi atualizado, com um novo ecrã tátil de 12,9 polegadas e melhorias no software. Embora a navegação seja opcional, o novo sistema permite espelhar smartphones, oferecendo uma experiência mais personalizada ao condutor. Outra novidade é a barra tátil iluminada para controlar a temperatura e o volume. O teto panorâmico, por sua vez, é um destaque, sendo o maior já instalado num Volkswagen, e inclui uma camada de cristais líquidos que pode ajustar a transparência ou opacidade para maior conforto.

VW ID. Buzz
VersãoPro 5 lugares (2023)Pro 6 lugares (2024)Pro 7 lugares (2024)Pure 5 lugares (2025)
Bateria82 kWh84 kWh (79 kWh úteis)91 kWh (86 kWh úteis)63 kWh
Potência204 cv286 cv286 cv170 cv
Autonomia407 km430 km470 km330 km
Preço65.283 euros60.282 euros62.164 eurosem 2025

Veredicto
O ID. Buzz, especialmente nas suas novas variantes de seis e sete lugares, continua a ser uma proposta interessante para quem procura um veículo espaçoso, funcional e elétrico. O preço elevado pode ser um obstáculo, mas para os nostálgicos do clássico “Pão de Forma”, a mistura de design retro e tecnologia moderna é certamente uma combinação atraente. O consumo elevado e o ruído aerodinâmico continuam a ser aspetos a melhorar neste monovolume que, apesar das suas falhas, promete não passar despercebido nas estradas.

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