O Mitsubishi Outlander PHEV foi um dos pioneiros SUV a apresentar uma motorização híbrida plug-in quando surgiu em 2013. Desaparecido do mapa, a marca anunciou agora a sua reentrada no mercado europeu naquela que é a quarta geração deste SUV de segmento D que mantém a tração integral.

O novo Outlander PHEV tem 1750 mm de altura, 4719 mm de comprimento, 1862 mm de largura e uma distância entre eixos de 2704 mm.

O novo Outlander PHEV, que será posto à venda no próximo ano, integra uma motorização PHEV completamente revista, o que permitiu aumentar a sua autonomia em modo elétrico. O sistema combina um motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão Shift.by-wire para aumentar a potência relativamente ao modelo da geração anterior em cerca de 40%.

A bateria de propulsão, agora com uma capacidade total de 22,7 kWh (em vez de 20 kWh do modelo anterior), permite conduzir durante uma maior distância em modo elétrico e evitar ligar o motor de combustão. A bateria de maiores dimensões fornece uma potência contínua 108% superior à da geração anterior devido à menor resistência interna da bateria.

o modo exclusivamente EV alcança uma autonomia de até 87 km (o anterior modelo assinalava 37 km).

O motor elétrico montado na dianteira produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm.  

O novo Outlander PHEV também beneficia do sistema de bomba de calor, reduzindo o consumo de energia elétrica mesmo quando o sistema de climatização está a ser utilizado, o que contribui para uma maior autonomia EV, mesmo com baixas temperaturas no exterior. Embora os elementos de base do motor de combustão permaneçam semelhantes aos encontrados na geração anterior – 2360 cc, 136 cv, 16 válvulas e DOHC -, a equipa de desenvolvimento introduziu um sistema de recirculação de gases de escape, canais de refrigeração expandidos e um coletor de escape integrado para aumentar a eficiência de combustível e a performance.

A potência combinada do modelo é de 225kW (ou 302 cv). O aumento na capacidade do depósito de combustível para 53 litros permitiu aumentar a autonomia total da viatura para 844 km. De acordo com o ciclo de testes oficial, o novo Outlander PHEV apresenta um consumo médio de combustível de 0,8l/100 km, emissões de 18g/km ou 19g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18” ou 20”, respetivamente, e uma autonomia total de 844 km. O aumento da potência permitiu também melhorar a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que pode agora ser cumprida em 7,9 segundos.

O novo modelo será produzido na fábrica de Okazaki, no Japão, e conta com uma garantia de fábrica de cinco anos ou 100 000 km.

A motorização PHEV permite que o novo Outlander permaneça no modo totalmente elétrico mesmo a velocidades de até 135 km/h.

Quando é necessário carregar a bateria do novo Outlander PHEV, para além das opções domésticas, pode utilizar-se uma infraestrutura pública de maior potência com ligações Tipo 2 e CHAdeMO integradas no veículo. O modelo dispõe ainda da função de carregamento do veículo para a casa (Vehicle-to-Home), para que possa transferir energia elétrica entre a casa e o veículo quando necessário.

O novo Outlander PHEV inclui sete modos de condução selecionáveis: normal, eco, power, asfalto, gravilha, neve ou lama.

Artigo anteriorMunicípio de Albergaria-a-Velha cria segunda horta biológica
Próximo artigo“Processo de licenciamento de postos de carregamento é uma tortura”