O edifício dos Laboratórios do Instituto Pasteur, na Avenida Marechal Gomes da Costa, inaugurado em 1958 foi reabilitado para se tornar uma escola internacional moderna, a United Lisbon International School.
“O edifício tem um Prémio Valmor, o que significa que a fachada teve de ser mantida, incluíndo a cor exterior. Então, praticamente, estripámos o interior, recriando os espaços das salas de aula que teriam transparência. Esta é uma das nossas considerações essenciais. A razão pela qual temos todas as janelas de vidro nas salas de aula é para proporcionar transparência entre a sala e o corredor exterior. E, além disso, traz muita luz natural para o edifício, o que cria um ambiente de trabalho maravilhoso para alunos e professores.”, disse Chitra Stern.
“Eu brinco às vezes com os meus arquitetos: estamos a falar de sustentabilidade? Não. Nós estamos a falar de algo que é inevitável hoje nos nossos projetos e comportamentos. Assim como temos outras regras na construção. Esta hoje realmente tem uma presença obrigatória e não é mais uma exceção, é uma obrigação. E aqui no edifício, naturalmente que sendo um edifício industrial, tivemos realmente cuidados extremos e penso que tivemos algum sucesso.”, admitiu Eduardo Capinha Lopes, o arquiteto responsável por este projeto.
Para José Azcue, Headmaster da United Lisbon International School, “o design da escola foi pensado para ser amigo do ambiente e muito eficiente na segurança e no controlo de energia. Mas estou mais focado nas atividades que vêm dos alunos. Temos um clube ecológico muito ativo, com voluntários que se encontram depois das aulas e que propõem muitas ideias. Estão a tentar fazer um jardim no telhado. Estão a fazer reciclagem. Recolhem lixo que é usado para projetos de arte, entre outras atividades.”
Vale a pena conhecer mais em detalhe este interessante projeto imobiliário e educativo, neste episódio das Net Zero Stories, powered by Crédito Agrícola e associado ao seu plano de transição net zero. Pode visitar o site oficial da ULIS aqui.
