A dupla Sérgio Magno e Ana Joaquim, da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot, aos comandos do novo Peugeot E-3008, venceu o Eco Rally da Madeira, a quinta prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio disputado no último fim-de-semana. Por seu lado, Ivo Tavares/João Paulo Martinho, num Peugeot e-208 e da mesma equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot, garantiram o sétimo lugar, conseguindo desta forma assegurar o triunfo coletivo na classificação por equipas na prova insular.

Apesar da forte concorrência, a dupla da Peugeot conseguiu levar a melhor, numa prova que contou com 33 participantes, percorrendo mais de 200 km.

Foi a primeira vitória no Campeonato de Portugal de Novas Energias por parte da equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot.

Este Rali ecológico decorreu ao longo de dois dias, iniciando-se no dia 5 de outubro, sábado, na Marina da Calheta, passando pela Ponta do Pargo, com a segunda secção terminando novamente na Calheta.

No dia seguinte, domingo, 6 de outubro, a prova passou pela Avenida do Mar, e terminou em Machico, estradas habituadas a receber ralis. Mas se normalmente a atenção está apenas na velocidade, no Campeonato de Portugal de Novas Energias junta-se a regularidade à eficiência da condução, mostrando todo o potencial dos veículos 100% elétricos.

O cenário escolhido para a quinta jornada do Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO, uma competição automóvel 100% elétrica, foi o ideal para a dupla Sérgio Magno e Ana Joaquim vencerem em “casa” e tirarem proveito do conhecimento das estradas locais (Sérgio Magno e Ana Joaquim são naturais da ilha).

O Eco Rally da Madeira, organizado pela New Wave Atlantic Automobile Association, recebeu 33 inscritos que alinharam numa prova com 206 km, divididos por quatro secções, com 14 setores de regularidade e uma Power Stage, disputadas na variante de regularidade e eficiência energética.

A equipa PRIO – Exame Informática – Peugeot chegou à Madeira na terceira posição da classificação por equipas. Depois de uma excelente exibição, Sérgio Magno não escondeu a satisfação de ter conseguido o triunfo, que, segundo o piloto/jornalista ficou a dever-se “essencialmente à estratégia que adotámos, numa prova em que até as ligações e a forma como as cumprimos têm um papel preponderante”.

Sérgio Magno/Ana Joaquim e Ivo Tavares/João Paulo Martinho: a equipa PRIO-Exame Informática-Peugeot que venceu por equipas

Sérgio Magno confessa que a sua equipa começa “a saber os truques que nos permitem fazer a diferença numa prova deste tipo, com especiais muito rápidas, que, deste feita, jogaram a nosso favor. Foi um excelente resultado para nós, mas também para a equipa, já que, fruto do sétimo lugar do Ivo Tavares e do João Paulo Martinho, vencemos também por equipas. Face à lista de inscritos e tendo em conta o nível dos nossos adversários, este resultado acaba por nos deixar surpreendidos!”, esclareceu Sérgio Magno Sérgio.

“O carro elétrico é perfeito para a Madeira”, diz sérgio magno.

“Foi um rally muito bem organizado, a um ritmo elevado. Considerando a lista de equipas à partida, pensámos que seria difícil chegar ao top 10. E acabámos em primeiro. Correu tudo muito bem. A navegação da Ana foi excelente. E, como madeirense, foi uma alegria enorme ganhar na Madeira. E ajudar a transmitir a mensagem da importância da mobilidade elétrica enquanto parte fundamental da transição energética. O carro elétrico é perfeito para a Madeira”, afirma Sérgio Magno.

Classificação geral final da prova de regularidade do Eco Rally da madeira
Sérgio Magno/Ana Joaquim, em Peugeot e-3008 GT

Batendo Campeões Nacionais e Mundiais da modalidade, Sérgio Magno/Ana Joaquim garantiram na Madeira o triunfo, acumulando apenas 30 pontos, menos seis do que a dupla segunda classificada (Filipe Maia/Tiago Caio, em Polestar 2) – nas provas de regularidade a menor penalização equivale ao menor número de pontos acumulados e, consequentemente, ao triunfo.

Filipe Maia/Tiago Caio, em Polestar 2

Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3), da equipa Prolama ficaram em 3º lugar, com 38 pontos.

As duas viaturas Kia EV6 GT Line da equipa campeã nacional Kia ACP Electric BP, apoiadas pelo Welectric, classificaram-se no 4º e 5º posto da geral. Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (46 pontos) foram 4º. Nuno Serrano/Alexandre Berardo (47 pontos) foram 5º.
O consagrado Michal Zdarsky/Jakub Nabelek, em Hyundai Kauai EV48) ficaram no 6º posto, com 53 pontos.

O vencedor Sérgio Magno (à esquerda) com o 5º classificado, Nuno Serrano (à direita).

A vertente da competição de Eficiência Energética do Eco Rally da Madeira foi ganha por Emilien Le Borgne / Alexandre Stricher, em Dacia Spring. Os restantes lugares do pódio para as equipas que fizeram melhor uso da energia disponível na sua viatura foram alcançados por Jessica Alves Atouguia / Joana Alves Atouguia, em Renault Twingo, e Carlos Silva / Sancho Ramalho, em BMW i3.

A taça da Power Stage do Eco Rally da Madeira, disputada no Machico, foi erguida pela dupla Emilien Le Borgne / Alexandre Stricher, em Dacia Spring. O pódio desta especial ficou completo com o segundo lugar de Carlos Silva / Sancho Ramalho, em BMWi3, e com a terceira posição da dupla Paula Joaquim / Sofia Escarigo, em VW ID.3.

O prémio para a melhor equipa feminina foi atribuído à dupla Ana Faria / Rita Nepomuceno, conduzindo um Opel Corsa-e 5P. No segundo lugar ficou a equipa Paula Joaquim / Sofia Escarigo, em VW ID.3, tendo o terceiro posto sido ocupado por Jessica Alves Atouguia/ Joana Alves Atouguia, em Renault Twingo.

Ana Faria/Rita Nepomuceno, em Opel Corsa-e

A sexta jornada do Campeonato Portugal de Novas Energias terá como palco a capital portuguesa, com Eco Rally Lisboa, nos dias 1 e 2 de novembro, a penúltima prova da temporada.

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