Portugal atingiu um novo máximo de produção de energia solar. A energia solar produzida até dia 5 de setembro igualou a totalidade da energia produzida durante todo o ano de 2023, segundo revela a REN (Rede Elétrica Nacional). Nos primeiros nove meses do ano, foram gerados 3,99 TWh, valor que ultrapassa os 3,6 TWh produzidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2023, tornando já em setembro, 2024 um ano recorde em termos de produção solar em Portugal.
Os dados da REN revelam ainda que o Sistema Elétrico Nacional registou ainda um novo recorde, com um pico de produção solar de 2640 MW alcançado no passado dia 14 de agosto, às 13h15, muito acima do máximo de 2023, que foi 1822 MW, registado em 23 de setembro às 12h00.
Entre 1 de janeiro e 30 de setembro deste ano as renováveis abasteceram 73% do consumo nacional, dos quais 10% são correspondentes à produção solar, “demonstrando que Portugal tem mantido uma trajetória sustentável na progressiva incorporação de fontes renováveis endógenas, enquanto mantém os objetivos primordiais de segurança de abastecimento e de qualidade de serviço do Sistema Elétrico Nacional”, comenta a REN.
Nos primeiros três trimestres do ano (janeiro a setembro), para além dos 10% de abastecimento atribuídos à produção de energia solar (o que traduz um crescimento de 35% em comparação com o ano anterior), há ainda a assinalar a fatia resultante da contribuição das outras fontes de energia. Neste contexto, a energia hidroelétrica foi responsável por 31% da produção, a eólica por 26% desse volume total, a biomassa por 6%, enquanto a produção a gás natural abasteceu 8%. Os restantes 19% correspondem a energia importada, de acordo com os dados da REN.