Tecnologia inovadora portuguesa na área dos plásticos e compósitos é apresentada na Alemanha

0
Tecnologia inovadora portuguesa na área dos plásticos e compósitos é apresentada na Alemanha

O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, um centro de tecnologia e inovação localizado em Guimarães, participa na Fakuma 2024, evento mundial do setor dos plásticos na área das tecnologias produtivas, que se realiza entre 15 e 19 de outubro, na Alemanha. Esta será uma oportunidade para apresentar internacionalmente algumas das suas mais recentes inovações nesta área, resultantes de um trabalho de investigação, desenvolvimento e inovação de novos materiais e soluções tecnológicas para responder aos desafios do setor.

É o caso de um depósito para armazenamento de hidrogénio, fabricado com integração de fibra de carbono na sua estrutura, ou do LDS – Laser Direct Structuring, uma tecnologia para incorporação de eletrónica na superfície de peças poliméricas, para aplicação no sector automóvel, bens de consumo e dispositivos médicos. Em exposição estará igualmente uma solução de material com condutividade elétrica e com capacidade de ser utilizado na produção de produtos por impressão 3D de vários sectores de aplicação como, aeroespacial, automóvel, eletrónica, fabrico de bens de consumo, entre outros.

Ao nível da sustentabilidade, o PIEP apresentará nesta edição da Fakuma um conjunto de produtos plásticos com integração de material reciclado e recicláveis no seu fim de vida, vocacionados para a área da embalagem.

“Com mais esta presença na Fakuma, queremos dar a conhecer o PIEP a nível internacional, quer ao nível das competências e capacidade tecnológica, quer enquanto parceiro de inovação da indústria, para o desenvolvimento de novos produtos e soluções que respondam às necessidades e desafios colocados à sociedade atual pela twin transition – climática e digital”, afirma Claúdia Cristóvão, diretora geral do PIEP.

Fundado em 2000, em Guimarães, o PIEP é um reconhecido Centro de Tecnologia e Inovação em Portugal, especializado em engenharia de polímeros e soluções inovadoras para a indústria dos plásticos e seus sectores conexos, como o automóvel, embalagem, aeronáutica, espaço, ferrovia, energia, calçado, construção e dispositivos médicos. Fruto de um investimento continuado em equipamento de última geração, o PIEP possui competências nas áreas de ecodesign e desenvolvimento de produtos, processos avançados de fabrico, testes e ensaios, polímeros inteligentes e sustentáveis, economia circular e ambiente, digitalização e automação, colaborando com universidades, centros de investigação e a indústria para promover a sustentabilidade e os avanços tecnológicos no setor, aplicando a inovação do laboratório às necessidades do mundo real.

Nesta 29.ª edição, a Fakuma contará com um total de 1.636 expositores e os temas abrangentes da eficiência, da economia circular e da sustentabilidade desempenharão um papel de destaque, nomeadamente os novos rumos e tendências no campo dos plásticos.