A primeira edição do “2024 Great Yellow Mountains International Eco Rally” foi um marco significativo no mundo dos desportos motorizados sustentáveis, sendo o primeiro Eco Rally de regularidade disputado exclusivamente com veículos 100% elétricos na China. Organizado pela Federação de Desportos Motorizados da Província de Anhui (“Anhui Province Government and Anhui Sports Bureau”), através da FIA, por serem as equipas melhor classificadas no Bridgestone FIA Eco Rally Cup 2024., com o apoio do governo local e da Federação Chinesa de Automobilismo (CAMF), o evento demonstrou o compromisso crescente da China com iniciativas verdes e a mobilidade sustentável.
Nesta estreia histórica, Portugal destacou-se como a nação estrangeira mais representada, com duas equipas da New Energy Team KIA – ACP Electric – BP convidadas a participar. Estas equipas, compostas por José Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, bem como Nuno Serrano e Alexandre Berardo, competem regularmente no Campeonato de Portugal de Novas Energias e têm o apoio do Welectric, tendo sido selecionadas para este evento através da FIA, graças aos seus resultados de destaque nas provas do Bridgestone FIA Eco Rally Cup 2024.
O evento contou com a participação de 40 equipas, das quais 32 eram chinesas, e oito equipas internacionais. Para além de duas equipas portuguesas, houve participantes de Itália, Espanha, Bélgica, Eslovénia e Chéquia.
A competição decorreu ao longo de cinco dias, abrangendo mais de 1500 km na província de Anhui, famosa pelas suas paisagens montanhosas. A prestação portuguesa foi notável, com as equipas lusas a conquistarem sete pódios: três segundos lugares de etapa, dois terceiros lugares de etapa, um 2º lugar final da regularidade e o 3º lugar da classificação final combinada.
Na classificação geral, os italianos Guido Guerrini e Emanuele Calcheti sagraram-se vencedores, seguidos pelos checos Michal Zdarsky e Milan Bydzovsky. A dupla portuguesa Nuno Serrano e Alexandre Berardo assegurou o terceiro lugar no pódio, enquanto José Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo ficaram em quarto lugar, mostrando a competitividade da equipa portuguesa.
“Um resultado excelente”
Para Nuno Serrano, esta foi uma experiência única e um convite muito especial: “Em primeiro lugar gostaria de agradecer à organização e à FIA o convite para participar no primeiro eco-Rally realizado na China e no continente asiático. Foi uma prova bastante singular, onde obtivemos um excelente resultado.”
Portugal mostrou que está na linha da frente da competição sustentável, competindo lado a lado com as melhores equipas do mundo e afirmando-se no panorama internacional dos ralis ecológicos.
Eduardo Carpinteiro Albino também expressou o seu entusiasmo com a performance da equipa e o apoio recebido: “Foi uma experiência muito diferente onde demos o nosso melhor e demonstrámos estar ao nível dos melhores do mundo nesta modalidade. Por pouco não ficávamos à frente dos campeões mundiais… Só temos de agradecer o apoio especial dado nesta prova pela Fidelidade – Fosun, que nos ajudou a realizar este evento.”