A Renault está apostada em recuperar ícones do passado para tornar a mobilidade elétrica mais apelativa a gerações moldadas pelos motores de combustão – esta parece ser a lógica a que preside a estratégia de produto e design da marca francesa que depois do Renault 5 E-Tech eléctrico aproveitou o mediático Salão de Paris para revelar o novo Renault 4 E-Tech, modelo 100% elétrico e reinvenção retro-futurista inspirada no clássico Renault 4 que foi fabricado entre 1961 e 1992.
Tal como o Renault 4 original nasceu como resposta aos desafios do seu tempo, o novo Renault 4 E-Tech 100% elétrico reflete o compromisso da Renault em acelerar a transição energética.
Referências ao design do Renault 4 original
A grelha frontal é inspirada no Renault 4 original e, na traseira, os faróis tripartidos ao estilo do original ganham uma nova vida, com linhas modernas e uma assinatura LED.
Estas são apenas duas das muitas referências ao design do Renault 4 original; outras incluem as linhas do capot que se prolongam até à base da grelha, a forma do óculo traseiro, as três linhas esculpidas nas portas que fazem lembrar os protetores de plástico do original e as formas do tejadilho, agora adornado com barras de tejadilho.
Entretanto, também evocando o original, um teto de lona elétrico traz o espírito do ar livre para o habitáculo. Abre-se com o toque de um botão ou por comando de voz para revelar uma vista de 80×92 cm para o céu que pode ser apreciada por todos os passageiros.
SUV de segmento B
Maior que o Renault 5 (com o qual partilha 68% dos seus componentes), o Renault 4 E-Tech 100% elétrico tem uma distância entre eixos de 2,62m e 4,14m de comprimento, surgindo como um SUV de segmento B.
Construído sobre a mesma plataforma AmpR Small que o R5, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico mantém o sentido de praticidade do Renault 4 original, com uma distância ao solo aumentada (mais 1,2 cm que o Captur). A suspensão foi otimizada para uma condução mais suave e confortável para todos os ocupantes, enquanto o sistema de direção foi revisto com uma relação mais curta (14:5) e um círculo de viragem apertado de 10,8 m.
Dois motores
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico é construído em Maubeuge, no complexo ElectriCity, enquanto o motor elétrico é fabricado em Cléon e a bateria montada em Ruitz. Segundo a marca, 75% dos fornecedores estão situados num raio de cerca de 300 km da fábrica, respeitando os compromissos de sustentabilidade do Grupo Renault. Ainda segundo o construtor, 26,4% de todos os materiais provêm da economia circular; o tecido dos bancos dos níveis de equipamento Techno e Iconic é fabricado com 100% de fibras recicladas; e no final da sua vida, o Renault 4 E-Tech 100% elétrico tem uma reciclabilidade global de 88,6%.
Estão disponíveis dois grupos motopropulsores, ambos equipados com uma bomba de calor para maximizar a sua eficiência, bem como com carregamento bidirecional com funcionalidade V2L (veículo para carga) e V2G (veículo para rede) que pode alimentar dispositivos externos a partir da bateria ou devolver a eletricidade à rede, conforme necessário.
A bateria de 52 kWh utiliza a tecnologia NMC (Níquel Manganês Cobalto) e uma arquitetura simplificada que significa que agora pesa menos de 300 kg. A bateria alimenta um motor elétrico de 110 kW (150 cv, 245 Nm) que acelera o Renault 4 E-Tech 100% elétrico de 0-100 km/h em menos de 8,5 segundos, com uma autonomia WLTP até 400 km. Equipado com um carregador de 100 kW DC, pode recarregar a bateria de 15 a 80% em apenas 30 minutos, ou uma carga de 11 kW AC 10-100% em 4 horas e 30 minutos. Está igualmente disponível uma bateria de 40 kWh, associada a um carregador de 80 kW DC e a um motor elétrico de 90 kW (120 cv, 225 Nm) para oferecer uma autonomia de até 300 km.
O Renault 4 E-Tech 100% elétrico está equipado com a função “One Pedal”. Otimizando a travagem regenerativa, o veículo desacelera suavemente quando o condutor liberta o pedal do acelerador, parando sem que o condutor tenha de acionar o travão.
Habitáculo
No interior, o ecrã multimédia central de 10 polegadas é de série e pode incluir o sistema OpenR Link com Google incorporado.
Apresentado pela primeira vez no Renault 5, Reno – o companheiro de viagem virtual – está também presente no Renault 4 E-Tech 100% elétrico. Avatar com personalidade real, o Reno acompanha os clientes ao longo de toda a sua experiência de propriedade, dentro e fora do automóvel. Reno pode responder a perguntas e realizar tarefas como o agendamento de carregamentos, ajudando a facilitar o quotidiano.
O espaço do porta-bagagens de 420 litros tem várias soluções de arrumação, como os quatro ganchos de amarração, dois ganchos para sacos, elásticos para manter os objetos no lugar e compartimentos de arrumação inteligentes, incluindo uma área de 35 litros debaixo do piso, para o cabo de carregamento.
Quanto à comercialização do modelo, prevê-se que o R4 elétrico seja posto à venda em Portugal em setembro de 2025. Espera-se um valor de entrada a rondar os 30 mil euros.