Os engenheiros da Skoda Motorsport desenvolveram um automóvel de competição totalmente elétrico que, de acordo com o fabricante, se aproxima do comportamento do Skoda Fabia RS Rally2, o Enyaq RS Race.

O desenvolvimento do Enyaq RS Race começou em 2023, tendo o projeto sido baseado no Enyaq Coupé RS.

Este concept car usa a mesma base motriz elétrica do Enyaq Coupé RS, mas é 70 mm mais baixo, 72 mm mais largo na frente e 116 mm mais largo na traseira. E é 316 kg mais leve do que o modelo de produção. Para essa maior leveza contribuíram os componentes biocompósitos, que incorporam fibras de linho na carroçaria (incluindo os para-choques, os guarda-lamas, o tejadilho, a abertura do tejadilho e a asa traseira), bem como no interior (caso do painel de instrumentos, painéis das portas, apoios para os pés do condutor e do passageiro e teto panorâmico de vidro do modelo standard substituído por um painel em material biocompósito). Esses materiais biocompósitos foram desenvolvidos em colaboração com o parceiro de desportos motorizados da Skoda, Bcomp.

De acordo com a marca, um total de 16 componentes do veículo são fabricados a partir de materiais sustentáveis, com fibras de linho naturais a substituir o carbono tanto no interior como no exterior.

Um exemplo é o AmpliTex, um tecido de reforço técnico fabricado a partir de fibras de linho renováveis cultivadas na Europa. Destaca a Skoda que estas fibras não só reduzem as vibrações no interior, comoe contribuem para a redução do peso. Além disso, as fibras são processadas mecanicamente e não quimicamente, e o cultivo do linho tem um impacto significativamente menor no solo em comparação com outras culturas.

A tecnologia PowerRibs da Bcomp utiliza fibras naturais leves e de elevado desempenho, também fabricadas a partir do linho. As PowerRibs combinam a máxima rigidez com o mínimo peso, criando uma estrutura 3D para reforçar os painéis da carroçaria do automóvel. As vantagens incluem a poupança de matérias-primas, a redução do peso e a diminuição dos custos de produção devido à utilização de menos consumíveis.

Esta é a primeira vez que a Skoda utiliza fibras naturais do linho para componentes grandes, como guarda-lamas dianteiros, painel lateral e para-choques.

Segundo a marca, o material oferece vantagens de rigidez e peso comparáveis às da fibra de carbono, reduzindo as emissões de CO2 em cerca de 85%. Esta é a primeira vez que a Skoda Auto utiliza este material para componentes grandes e complexos, como os guarda-lamas dianteiros, o painel lateral e os para-choques. Os engenheiros também utilizaram extensivamente a impressão 3D na preparação e produção do protótipo, utilizando materiais reciclados como o nylon e filamentos de biopolímeros biodegradáveis neutros em termos de CO2.

Os dois motores elétricos, com uma potência combinada de 250 kW, tal como a bateria de 82 kWh, são idênticos aos do modelo de produção. Tal como o Škoda Enyaq Coupé RS, a velocidade máxima é de 180 km/h, mas o mais leve Enyaq RS Race pode agora acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

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