A Helexia, multinacional especializada em soluções de transição energética, abriu um novo escritório no Porto, no coração da cidade. O espaço reflete o compromisso da empresa para com a descarbonização e eficiência energética, ao mesmo tempo que fortalece a sua presença numa das regiões industriais mais dinâmicas do país.

Gestão de energia

O grande destaque é o centro de supervisão GAIAe (Gestão Avançada de Informação e Analítica de energia), que garante que os dados de consumo energético sejam monitorizados em tempo real, permitindo tomadas de decisão mais informadas com otimização de recursos e redução de custos.

Isolamentos térmicos

Outro destaque é o e+jackets Studio, uma unidade especializada no desenvolvimento de isolamentos térmicos para aplicações industriais, com o objetivo de reduzir as perdas energéticas e facilitar a manutenção. “Ambas as soluções, a supervisão de dados e os isolamentos térmicos, têm potencial para serem aplicadas internacionalmente, atendendo a uma crescente procura global por eficiência energética e sustentabilidade”, aponta a Helexia.

Receção

Projetado para incentivar a colaboração e a inovação, o escritório, com uma área de 531 m2, conta com áreas de trabalho flexíveis, salas de reunião e um auditório com capacidade para mais de 50 pessoas. O e+jackets Studio é uma loja no piso térreo, com 192 m2.

A nova sede integra a equipa da Ewen, empresa especializada em eficiência e gestão de energia, adquirida em 2022, permitindo à Helexia expandir e diversificar a sua oferta de serviços energéticos. Entre estes serviços, destacam-se o aconselhamento, auditorias energéticas, gestão e otimização de consumo e o desenvolvimento de contratos de performance energética.

“A inauguração deste novo escritório no norte do país simboliza não só o crescimento do nosso negócio e a nossa afirmação em Portugal, mas também a ambição de ambas as empresas em ajudar mais clientes na sua missão de descarbonização. Com maior capacidade e competência, estamos determinados a acompanhar e acelerar a transição energética dos nossos parceiros e a tornarmo-nos numa referência internacional no setor”, afirma Luís Pinho, country director da Helexia Portugal e EWEN.

A Helexia chegou a Portugal em 2016 e já conta com uma capacidade instalada superior a 54 MWp e capacidade contratada que permitirá duplicar este número.

Até ao momento, os projetos da Helexia já produziram 110,66 GWh e geraram poupanças de mais de 3M€.

Nos últimos oito anos, a multinacional francesa investiu mais de 30 milhões de euros no país, com uma média entre 12 e 15 milhões de euros por ano. Este ritmo de investimento está previsto acelerar significativamente a partir de 2025, com a expectativa de um aumento para 60 milhões de euros nos próximos 12 a 15 meses.

Artigo anteriorCleanwatts e PropTech Lab levam eficiência energética ao setor imobiliário e da construção
Próximo artigoInfraestruturas da REN aptas a transportar misturas de gás e hidrogénio