A Porsche apresentou o monolugar de Fórmula E para as próximas duas temporadas: o novo Porsche 99X Electric que será conduzido pelo português António Félix da Costa.

O monolugar totalmente elétrico cumpre os regulamentos para a atualizada terceira geração de veículos de Fórmula E, denominada GEN3 Evo, e apresenta melhorias feitas pela Porsche.

O novo Porsche 99X Electric foi apresentado online no dia 24 de outubro, num vídeo que contou com o também português Bruno Correia, o piloto do Safety Car da Fórmula E e piloto de desenvolvimento do GEN3 Evo. As principais inovações técnicas incluem a ativação da tração nas rodas dianteiras, pneus com maior aderência e uma asa dianteira modificada.

O atual campeão do mundo, Pascal Wehrlein, e o português António Félix da Costa, que foi o piloto com mais vitórias na temporada passada, mantêm os lugares como pilotos da equipa de fábrica TAG Heuer Porsche Formula E Team. Os dois monolugares da equipa cliente Andretti Formula E vão ter o ex-campeão do mundo, Jake Dennis, e o novo piloto da Porsche, Nico Müller.

Desenvolvimentos internos refinados da Porsche

A versão atualizada do modelo tem como base o Porsche 99X Electric GEN3 que venceu o campeonato do mundo de pilotos dois anos seguidos – com Dennis em 2022/2023 e com Wehrlein em 2023/2024. O conceito permanece o mesmo: de acordo com os regulamentos, a energia disponível é restrita. Isto obriga as equipas e os seus pilotos a otimizarem a eficiência dos veículos em todas as áreas.

Os componentes desenvolvidos pelo construtor puderam ser alterados para o GEN3 Evo. O departamento de desenvolvimento da Porsche em Weissach aproveitou a oportunidade para explorar o potencial de otimização identificado ao longo das duas últimas temporadas – particularmente em termos de sistema de tração. A homologação dos componentes do construtor é novamente válida por duas temporadas. A quarta geração de monolugares, os GEN4, deverá ser introduzida na Temporada 13 (2026/2027).

Novas características – GEN3 Evo

As principais inovações técnicas do GEN3 Evo estão relacionadas com o hardware standard utilizado por todas as equipas e fabricantes.

A partir de agora, a tração dianteira pode ser ativada em duelos de qualificação, durante o arranque das corridas e durante o Attack Mode. Isto dá aos monolugares uma tração integral temporária, o que permite ao Porsche 99X Electric acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de dois segundos. Tornar a ativação da tração dianteira tão eficiente quanto possível representa outro desafio técnico, com os dados retirados a beneficiarem também os automóveis de estrada da Porsche.

O “Violeta Céu Metalizado” e o “Verde Sombra Metalizado” – estas são as novas cores do Porsche 99X Electric. Estes foram os tons utilizados pela Porsche na apresentação, no início do ano, do novo ‘ponta de lança’ dos desportivos elétricos de estrada: o Taycan Turbo GT, o automóvel de produção mais potente de sempre da Porsche. As duas cores substituem a tradicional combinação em preto, branco e vermelho.

Os pneus com maior performance da Hankook, fornecedor exclusivo da competição, vão ajudar os monolugares a atingir velocidades ainda mais elevadas na nova temporada. De forma a reduzir a pegada ecológica, cada veículo continuará a ter apenas dois jogos de pneus disponíveis por fim de semana de corrida (três jogos em corridas duplas). O perfil dos pneus torna-os adequados tanto para condições de piso seco como de piso molhado.

Os modelos desta evolução são reconhecidos principalmente pela asa dianteira modificada. A nova forma deverá torná-la mais estável, o que permite resistir melhor ao contacto. Foram efetuadas modificações no revestimento atrás da barra de proteção e à frente das rodas traseiras.

António Félix da Costa, piloto da Porsche (#13): “Estamos animados para ver onde estamos. A tração integral, os novos pneus e a revisão abrangente dos nossos próprios componentes podem agitar um pouco as coisas, mesmo que não haja grandes mudanças nos regulamentos. Estou otimista e satisfeito por irmos alinhados em São Paulo novamente no início de dezembro. Espero que os fãs amem as nossas novas cores.”

Dados Técnicos – Porsche 99X Electric (GEN3 Evo)
Potência

• Condição Normal: 300 kW (408 cv)
• Modo Ataque, treinos de qualificação: 350 kW (476 cv)

Tração
• Condição Normal: traseira
• Modo Ataque, treinos de qualificação, largadas de corridas: tração integral

Aceleração
• 0–100 km/h: cerca de 2 s

Recuperação de energia
• Até 600 kW de potência (recuperação de energia de travagem)
• Aproximadamente 50% da energia utilizada em uma corrida vem da recuperação de energia de travagem

Travões
• Sistema de travagem regenerativa: até 250 kW de potência de travagem elétrica no eixo dianteiro, até 350 kW no eixo traseiro
• Desaceleração adicional através de travões de fricção no eixo dianteiro (sistema “Brake by Wire”)
• Diâmetro externo do disco de travão dianteiro: 258 mm
• Travões de fricção no eixo traseiro ativos somente em caso de emergência (se a recuperação falhar)

Pneus
• Hankook iON Race com perfil para condições secas e molhadas
• 2 conjuntos por fim de semana de corrida e por veículo (3 para rodadas duplas)

Bateria de iões de lítio
• Condição padrão
• Capacidade de armazenamento utilizável: 38,5 kWh
• Peso: 285 kg

CCS (Combined Charging System)
• Projetado para carregamento extremamente rápido com potência de carregamento de até 600 kW

Peso e dimensões
• Peso: 862 kg incluindo piloto
• Comprimento: 5.016 mm, largura: 1.700 mm, altura: 1.023 mm
• Distância entre eixos: 2.970 mm
• Distância do solo: até 65 mm
• Vão dianteiro: 1.440 mm
• Vão traseiro: 1.380 mm

Artigo anterior“Sobrevivência da humanidade pode estar em causa”
Próximo artigoReindustrialização, inovação e resiliência geopolítica: as palavras-chave no TBB 2024