Em 2021, o Grupo Volkswagen adquiriu o fabricante americano de camiões Navistar International e com essa aquisição obteve a marca Scout. No ano a seguir, em maio de 2022, a VW criou a Scout Motors para produzir veículos elétricos com capacidade para todo-o-terreno de que agora se ficaram a conhecer os primeiros modelos, na forma de um concept muito final. Scout é a recuperação do nome de um modelo que a marca norte-americana International Harvester vendeu de 1961 a 1980 e que, na altura, se destinava a competir com a Jeep.
Nesta transição para o século XXI, Scout passou, assim, de nome de modelo para nome de marca e vai rivalizar com a Rivian.
Ainda que seja uma operação inteiramente baseada nos EUA e a marca Scout atue como uma empresa independente, gerida separadamente da Volkswagen com a sua própria equipa executiva, é relevante o facto de a marca alemã estar envolvida.
Os dois modelos da Scout revelados são a pick-up Terra (Terra Truck) e o SUV Traveler.
Ambos usam uma plataforma para veículos elétricos nova e terão preços, nos EUA, abaixo dos 60 mil dólares antes dos incentivos quando a produção for lançada em 2027. As reservas já podem ser feitas.
A Scout Motors diz que a sua “prioridade era honrar o espírito do Scout original”, vendido no século passado, e para isso foi buscar inspiração nas grelhas dos modelos de antigamente para desenhar a frente dos novos modelos.
Os veículos serão capazes de fazer os 0-100 km/h em 3,5 segundos e terão tração integral.
A versão base terá cerca de 560 km de autonomia, havendo uma versão com extensor de autonomia com um motor a gasolina para um alcance superior de 805 km.
Os tempos de carregamento não são mencionados, mas o construtor usará uma arquitetura de 800 volts que suporta velocidades de carga de até 350 kW. Os modelos da Scout também contarão com recursos de carregamento bidirecional de veículo para casa, juntamente com atualizações over-the-air e diagnósticos remotos.
À semelhança da Tesla, a Scout venderá os seus veículos diretamente aos consumidores, através da internet, sem uma rede de concessões a intermediar o negócio.
Quer o SUV, quer a pick-up, serão construídos numa nova fábrica na Columbia, Carolina do Sul, que empregará cerca de 4.000 trabalhadores.