A versão protótipo do desportivo SU7 Ultra da Xiaomi estabeleceu um recorde ao circuito de Nürburgring, na Alemanha. O SU7 Ultra completou a volta à pista em seis minutos e 46,874 segundos, o que lhe valeu o título de carro de quatro portas mais rápido nesta famosa pista de 20,9 km.

Lei Jun, executivo de topo da Xiaomi, anunciou a notícia na plataforma chinesa de redes sociais Weibo e também na plataforma X (ex-Twitter), momentos depois de o SU7 Ultra ter completado a prova.
6’46″874, an officially certified lap time by Nürburgring.#XiaomiSU7Ultra prototype has set the record as the fastest four-door car in Nürburgring Nordschleife history.
— Lei Jun (@leijun) October 29, 2024
Its debut marks not only an outstanding feat, but also the start of an exciting new chapter. pic.twitter.com/ogqtqO0usl
“Como recém-chegada à indústria automóvel, a Xiaomi demonstrou grande determinação e coragem ao aceitar o desafio de Nürburgring com o seu primeiro automóvel”.

Para pôr isto em perspetiva, um Rimac Automobili Nevera e um Porsche Taycan Turbo GT são cerca de 20 segundos mais lentos. O Tesla Model S Plaid com pack de pista é cerca de 40 segundos mais lento. O Porsche Taycan Turbo S é cerca de 48 segundos mais lento.
Este tempo faz deste Xiaomi o quatro portas mais rápido e fica a espreitar dos registos dos “deuses de Nürburgring”, como o Mercedes-Benz AMG One e o AMG GT black series e o McLaren P1 LM.
Este feito mostra o poder da tecnologia dos veículos elétricos e a capacidade de jovens marcas baterem o pé aos bastiões mais sólidos da combustão interna.
As versões do Xiaomi SU7
Em dezembro passado, a Xiaomi estreou o seu primeiro veículo, o SU7, lançado oficialmente em março, em três versões – Standard, Pro e Max. Esta versão Ultra será, assim, acrescentada à gama. No circuito de Nürburgring, a Xiaomi colocou, no entanto, o protótipo coproduzido com a Prodrive em ação para bater o recorde da volta mais rápida, mas a marca conta levar para a pista também a versão de produção para mostrar do que ela é capaz.

A versão de estrada do SU7 Ultra, que foi revelada este verão e deverá ser vendido na China por cerca de 800.000 yuan (cerca de 103 mil dólares), possui um sistema de tração integral com três motores desenvolvido pela Xiaomi, com 1140 kW (1548 cv), e pode ir dos 0 aos 100km/h em 1,97 segundos e atingir velocidades de 350 km/h.
A bateria é fosfato de ferro-lítio (LFP) de 93,7 kWh de capacidade, fornecida pela CATL.
