Neste episódios das Net Zero Stories, fomos conhecer a Comunidade de Energia do Infantário de Bicesse, que combina a produção de eletricidade por painéis fotovoltaicos com medidas de impacto social que combatem a pobreza energética.

José Queirós de Almeida, da Greenvolt Comunidades, explica-nos como se organizam as competências e gestão do projeto, inseridas num contexto de descarbonização e descentralização da produção de energia. Isabel Miguens Bouças (Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Cascais) revela o impacto positivo não só no Infantário de Bicesse, mas também na comunidade local, que beneficia de poupanças significativas graças a este projeto e combate a pobreza energética.

Esta Net Zero Story conta também com declarações da Comissária Europeia da Energia, Kadri Simson, quando visitou este projeto este ano, realçando o contributo das Comunidades de Energia para os objetivos de descarbonização do setor da energia na União Europeia.

Artigo anteriorNúmero de quilómetros percorridos em comboio na Europa: crescimento nos passageiros, queda nas mercadorias
Próximo artigoAcadémica de Coimbra será a base de uma Comunidade de Energia