O número de quilómetros percorridos por passageiros em comboio no território europeu atingiu um recorde em 2023, tendo crescido 11,2% e sendo quase mais do dobro do que em 2020, anunciou o serviço de estatística da União Europeia (Eurostat).
De acordo com o Eurostat, no ano passado, os passageiros percorreram 429 mil milhões de quilómetros utilizando a ferrovia, representando um novo máximo desde que começou a ser feita esta contabilização em 2004.
Os quilómetros percorridos em 2023 ultrapassaram os 386 mil milhões de quilómetros percorridos em comboio no ano de 2022 e são quase o dobro dos contabilizados em 2020, primeiro ano da pandemia (221 mil milhões de quilómetros).
O valor mais alto registado anteriormente tinha sido em 2019 (411 mil milhões de quilómetros percorridos).
A procura pelo transporte de passageiros ferroviário aumentou 9,4% entre 2015 e 2019, mas a pandemia levou a uma quebra desta tendência.
O cálculo é feito pelos quilómetros percorridos por cada passageiro que utilizou a ferrovia no território europeu, explica o Eurostat.
Relativamente aos dados do Eurostat sobre o número de quilómetros percorridos por passageiros em comboio em Portugal, a estatística refere 4829 km, um crescimento de 8% face a 2022.
anos | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009 | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 |
Portugal | 3693 | 3809 | 3876 | 3987 | 4213 | 4213 | 4111 | 4237 | 3803 | 3649 | 3852 | 3957 | 4266 | 4516 | 4570 | 5055 | 2563 | 2912 | 4419 | 4829 |
Dos 8 mil milhões de passageiros ferroviários registados em 2023 na UE, quase metade viajou na Alemanha (33,9%) e em França (15%). O número de passageiros que viajaram de comboio aumentou mais de 25% na Croácia (29%), na Irlanda (28,7%) e no Luxemburgo (25,1%). Em contrapartida, a Grécia registou a maior redução do número de passageiros ferroviários, 17%.
Transporte ferroviário de mercadorias
Se considerarmos o transporte ferroviário de mercadorias da UE para as principais empresas, o Eurostat indica 378 mil milhões de toneladas-quilómetro (tkm). Este valor representa uma diminuição de 4,9% em comparação com 2022. Ao considerar os dados da última década, o nível de 2023 é o mais baixo desde 2015, com exceção do período da COVID, quando o desempenho do transporte ferroviário de mercadorias caiu 8,4% para 367 tkm.
O desempenho do transporte ferroviário de mercadorias diminuiu em todos os trimestres de 2023 em comparação com os mesmos trimestres de 2022, com a maior diminuição observada no segundo (-9,2%) e no terceiro trimestre (-7,5%).
anos | 2021-Q1 | 2021-Q2 | 2021-Q3 | 2021-Q4 | 2022-Q1 | 2022-Q2 | 2022-Q3 | 2022-Q4 | 2023-Q1 | 2023-Q2 | 2023-Q3 | 2023-Q4 | 2024-Q1 | 2024-Q2 |
Portugal | 646 | 710 | 704 | 669 | 687 | 737 | 662 | 667 | 694 | 720 | 679 | 637 | 672 | 696 |