Aveiro inaugurou primeiro moliceiro 100% elétrico

Moliceiro 100% elétrico vão eliminar 400 toneladas de CO2 por ano na Ria de Aveiro.

0
270

O primeiro moliceiro 100% elétrico iniciou a sua atividade regular pela Ria de Aveiro desde o passado dia 31 de outubro. É o primeiro passo para que, até ao final de 2025, todas estas embarcações passem a ser movidas exclusivamente por motores elétricos, reduzindo a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.

 “Os moliceiros 100% elétricos são o culminar de um trabalho pioneiro da Câmara Municipal de Aveiro em termos ambientais, tecnológicos e turísticos. Esta aposta da CMA para que estas embarcações tenham zero emissões de CO2 está em linha com a estratégia do Executivo Municipal, que diariamente cuida dos valores ambientais do território para garantir a sustentabilidade e o futuro económico e social do Município e da Região de Aveiro”, afirma Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

A embarcação é movida exclusivamente por um motor elétrico – em substituição do motor de combustão, que ainda integra os restantes moliceiros –, proporcionando não só, passeios mais ecológicos na Ria de Aveiro, mas também uma experiência mais confortável, uma vez que as viagens se tornam mais silenciosas. Este novo motor, com uma potência de 4kW, é alimentado por duas baterias que asseguram uma operação de ininterrupta durante cerca de dez horas.

A concessão de moliceiros e mercantéis para os próximos cinco anos (2025 – 2029) já contempla a conversão dos motores destas 27 embarcações que atualmente operam em Aveiro para a propulsão 100% elétrica até ao final do próximo ano.

O moliceiro 100% elétrico é um dos objetivos definidos no Aveiro STEAM City, que tem como objetivo criar uma cidade mais inteligente e amiga do ambiente, com uma economia baseada no conhecimento e na sustentabilidade. O sistema de carregamento elétrico desta embarcação foi financiado pelo programa europeu Urban Innovative Actions.

Artigo anteriorNovo terminal de autocarros em Leiria começou a ser construído
Próximo artigoExplorer, o primeiro Ford 100% elétrico que é 100% europeu