A Omexom – marca da Vinci Energies – assinou, em Portugal, dois contratos de Full EPC (ou “Engineering, Procurement and Construction”, que significa a operação completa de “Engenharia, Fornecimentos e Construção”) com a Hyperion para a construção de duas centrais solares fotovoltaicas em Estremoz e Alcochete, com capacidades de 51,8 MWp e 20,4 MWp, respetivamente.

Os trabalhos já se iniciaram em ambos os projetos solares, que ocupam uma área combinada de 128 hectares e contam com o fornecimento e instalação de aproximadamente 73 mil módulos fotovoltaicos bifaciais em Estremoz e cerca de 29 mil módulos em Alcochete.

Parceria entre Omexom e Hyperion garante 72,2 MWp em energia solar em Portugal

A Hyperion, proprietária destes projetos, já desenvolveu mais de 640 MW de energia solar na Península Ibérica, sendo um dos principais responsáveis pela sua implementação em Portugal, e que agora se dedica não só ao desenvolvimento e operação desta tecnologia, mas também de outras como baterias de armazenamento, hidrogénio e eólico.

Estes projetos destacam-se pela incorporação de soluções tecnológicas avançadas, como o Green Container, que reduz até 90% do consumo de gasóleo do estaleiro de obra, e pelo uso de drones com o suporte de inteligência artificial para otimizar a gestão e monitorização em tempo real da construção, aumentando a eficiência e promovendo práticas sustentáveis. Além disso, utilizam módulos fotovoltaicos bifaciais, que asseguram uma performance superior na produção de energia solar, juntamente com trackers de eixo único e inversores de string.

Artigo anteriorExplorer, o primeiro Ford 100% elétrico que é 100% europeu
Próximo artigoMercedes-Benz Trucks apresentou em Portugal as potencialidades do eEconic