A sexta jornada do Campeonato Portugal de Novas Energias – Prio teve como palco a capital portuguesa, com o Eco Rally Lisboa, a ir para a estrada nos passados dias 1 e 2 de novembro, a penúltima prova da temporada.

A prova na componente de regularidade foi ganha pela dupla Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3, ficando em segundo lugar a equipa Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher, em Dacia Spring.

O terceiro posto foi ocupado por Nuno Serrado/Alexandre Berardo, em Kia EV6 GT Line, equipa apoiada pelo Welectric.

Nuno Serrado/Alexandre Berardo, em Kia EV6 GT Line
As três equipas que ocuparam o pódio

O Polestar 2 conduzido por Filipe Maia/Tiago Caio classificou-se em 4º lugar. O “Top 5” foi encerrado por outro veículo da equipa apoiada pelo Welectric, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (Kia-ACP Electric-BP), em Kia Niro EV.

Por equipas, o triunfo foi para a Kia-ACP Electric- BP que colocou os seus dois veículos no 3º e 5º lugares.

Equipa Kia-ACP Electric-BP

A prova teve um total de 195 km, que os participantes disputaram entre Lisboa, Vila Franca de Xira, Mafra, Sintra e Cascais, com classificações distintas nas variantes de regularidade e de eficiência energética e integrou uma das sete provas que compõem, este ano, o Campeonato Portugal de Novas Energias – PRIO.

Classificação Geral Oficial do Eco Rally Lisboa 2024
Classificação do veículoCondutorNavegadorVeículoEquipaTotal
3Carlos SilvaSancho RamalhoBMW I3Prolama Competição26
5Emilien Le BorgneAlexandre StricherDacia Spring 65 (48kW) 29
1Nuno SerranoAlexandre BerardoKIA EV6 GT LineKia – Acp Electric – Bp32
4Filipe MaiaTiago CaioPolestar 2 LRSM 34
2Eduardo Carpinteiro AlbinoJosé Carlos FigueiredoKIA Niro EVKia – Acp Electric – Bp35
8Ivo Miguel TavaresJoão Paulo MartinhoPeugeot E-208 40
38Nuno Galvão LopesDavid VelezPeugeot E-3008 52
10João BotequilhaMagda FerreiraVolvo EX30 54
6Pedro Filipe MoraisSilvia Pereira CoutinhoHyundai Ioniq 5 LR 2WD 160kWUve Eco Rally Team | Atlante56
10º7Sérgio MagnoAna JoaquimPeugeot E-3008 62
11º9Rodolfo SerranoAndreia SerranoTesla Model 3 Long Range Dual MotorUve Eco Rally Team | Atlante68
12º14Pedro FariaCarla FariaMini Cooper E 194cvUve Eco Rally Team | Atlante81
13º12Ana FariaRita NepomucenoMini Cooper E 194cvUve Eco Rally Team| ChargeGuru83
14º18Nuno Gonçalves GeadaSofia Duarte GeadaMini Cooper SE 121
15º17Patrícia CarreiroPaulo RegoFord Explorer ER RWDProlama Competição140
16º11Nuno MarquesPedro Vaz NetoToyota bZ4X 150
17º15Paula JoaquimSofia EscarigoTesla Model S85DUve Eco Rally Team| ChargeGuru165
18º16João GonçalvesPedro CondessaBMW I3S 120 AhUve Eco Rally Team| ChargeGuru187
19º23Pedro DinizJoão DinisToyota BZ4X BEV 71,4 kwh Premium 225
20º35Bruno CoutinhoLurdes CoutinhoRenault Scenic E-Tech EV 87 220hp 263
21º20Georgino PedrosoSérgio CerveiraPeugeot e-208Prolama Competição344
22º24João ParreiraNuno MoraisKGM Torres EVX 365
23º29Duarte SilvaBeatriz CondensoFiat 500 e 42kWh 2021Prolama Competição423
24º37Duarte AguiarTiago LopesKia EV6 GT 77kWh AWD 577BHP 436
25º22Bruno OliveiraAna Laura DiasFord Mustang Mach-E ER RWD (2022) 633
26º36Gonçalo InácioFrancisca SilvaTesla Model X 75D 636
27º34Pedro FerreiraPedro AntunesPorsche Macan 4 713
28º21João LourençoRodolfo JunqueiraFiat 600e LA PRIMA 866
29º30Victor PrattRui BragançaTesla Model S 70 D 893
30º33João Pedro RamosRafael CóiasPorsche Taycan Plus 947
31º28Rodrigo MelanciaMárcia MarquesOpel Mokka 1047
32º32Ricardo CoroadoGonçalo AguiarPorsche Taycan 4S Plus 1127
33º19Rui MadeiraPaula MadeiraFord Explorer ER RWD 1132
34º27Tiago MelanciaNuno MelanciaCitroen e-C4 1275
35º39José Vieira da SilvaDilan TeixeiraVokswagen ID BUZZ Pro 1411
36º31Mariana SantosRita da Rocha LopesPorsche Macan 4 1440
37º26Luis RepresasJoão Nicolau RepresasCitroen e-C4 1579
38º25Filipe CachopasMarta SoutoAlfa Romeo Junior 1736
Fonte: FPAK

Na vertente da competição de Eficiência Energética do Eco Rally de Lisboa, Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher, em Dacia Spring 65, foram os que melhor uso fizeram da energia disponível na sua viatura. Os restantes lugares do pódio de eficiência energética foram ocupados por Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3 e Pedro Morais/Silvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5.

O Eco Rally de Lisboa 2024 contou ainda com uma Power Stage, que teve como vencedores a dupla Filipe Maia/TiagoCaio, em Polestar 2.

Este é o único campeonato automóvel português que eleva a bandeira das energias alternativas e da proteção do ambiente, levando ao conhecimento do grande público que os veículos elétricos também se podem aliar ao desporto automóvel com muita emoção e competitividade.

Sancho Ramalho, navegador da equipa vencedora, salientou que se tratou de “uma prova fantástica, disputada até ao último troço, numa tarde excecional, marcada por sucessivas recuperações até atingirmos o primeiro lugar”. Por sua vez Carlos Silva, o piloto vencedor da componente regularidade referiu que “para nós, equipa, tem um sabor muito especial vencer este Eco Rally de Lisboa, por um lado por ter visitado a minha terra, Mafra, e por outro, e em particular, porque vem reforçar a competitividade que queríamos trazer a este campeonato nacional”.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e tendo como promotor a MyTime, o Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO terá a sua última etapa nos dias 16 e 17 de novembro em terras alentejanas, onde será disputado o Eco Rally Alentejo Central.

À entrada para a derradeira prova, a geral do Campeonato de pilotos tem Nuno Serrano na frente (113 pontos), seguindo-se Eduardo Carpinteiro Albino (89 pontos) e Carlos Silva (88 pontos).

Artigo anteriorParque da Trindade reduz pegada energética com 99 painéis fotovoltaicos
Próximo artigoEscovas de dentes inteligentes que “levitam” para fazerem lavagem