A Kia desvendou à imprensa internacional o seu EV3 na zona de Lisboa. A apresentação deste novo SUV de segmento C coincidiu com o seu lançamento no mercado europeu, incluindo em Portugal. Neste contacto, pudemos conduzir este modelo que vai substituir na gama da marca sul-coreana o Kia Niro EV.

O Kia EV3 foi desenvolvido a partir de uma plataforma dedicada para elétricos, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), podendo ser visto como uma espécie de EV9 mais pequeno. E dizer isto é fazer um elogio, na medida em que o EV3, que mede 4,30 metros de comprimento, recorre a muitas das tecnologias avançadas do porta-estandarte EV9.

No início do seu trajeto comercial, o SUV terá uma única motorização de tração dianteira com 150 kW (204 cv) e 283 Nm.

Em 2026, a marca introduzirá uma unidade mais potente (GT) com tração integral (AWD – um motor por eixo).

De momento, haverá duas opções de bateria: com 58,3 kWh ou 81,4 kWh. Conjugando isto tudo com os níveis de equipamento teremos três variantes nos stands, incluindo uma de look mais desportivo, GT-Line:

A autonomia anunciada pelo fabricante para este SUV é de 436 km para a versão de acesso, com uma bateria de 58,3 kWh. Na versão com 81,4 kWh, o alcance chega aos 605 km, com a marca a referir que em condução exclusivamente urbana pode mesmo chegar aos 773 km, valores excecionais para o segmento.

Nestes gráficos, apresenta-se a autonomia do EV3 face a alguns concorrentes para tempos de carregamento similares (gráfico da esquerda) e um rácio quilómetros de autonomia/minutos de carregamento (gráfico da direita):

O modelo incorpora a funcionalidade de carregamento Vehicle-to-Load (V2L) que permite que o automóvel alimente dispositivos externos. O modelo está também apto para carregamento bidirecional, incluindo Vehicle-to-Grid (V2G), Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Building (V2B), que será gradualmente introduzido nos mercados europeus.

Ainda ao nível da autonomia, o “Guia de Autonomia de Condução” é um elemento que ajuda os condutores a dispor de mais energia para fazer quilómetros. Localizado no painel de instrumentos, apresenta as distâncias máximas e mínimas que podem ser alcançadas em função do estilo de condução, bem como uma estimativa da autonomia com base nos dados da condução anterior.

Outro detalhe: o condutor pode selecionar o modo i-Pedal em todos os três modos de travagem regenerativa, incluindo em marcha-atrás – nessa configuração, a condução pode ser feita apenas com um único pedal, o do acelerador que pressionado acelera o veículo e quando aliviado abranda a viatura de forma acentuada até parar. Para ativar esse modo, basta carregar durante um breve instante a patilha da esquerda, a da regeneração.

A tecnologia de carregamento rápido de 400 V (não é de 800V, como no EV6 e EV9, por uma questão de custos, assume a Kia) permite que o EV3 passe de 10% a 80% de carga em 29 minutos (na versão com bateria de 58,3 kWh) e em 31 minutos (na versão de 81,4 kWh). Em apenas 15 minutos, podem ser adicionados até 202 km de autonomia.

A eficiência e o desempenho do EV3 são auxiliados pela tecnologia de aletas de ar ativas e por um formato quase impercetível, mas que é tipo “cauda de barco”, para diminuir a resistência ao ar. Curiosamente, apesar da sua volumetria, o EV3 tem um coeficiente aerodinâmico (Cd) de apenas 0,263 (que ajuda a reduzir o consumo de energia e a aumentar a autonomia) que é melhor do que o Kia EV6 (0,28).

Por dentro, o veículo é amplo e desafogado, quer à frente, quer atrás, mesmo para passageiros mais altos. Apenas o ocupante do banco do meio atrás não viaja tão à larga, mas nada que preocupe, até porque o piso, sendo plano, proporciona uma posição confortável para as pernas de todos.

Três ecrãs

O painel digital é construído por um ecrã triplo panorâmico, com dois ecrãs tácteis de 12,3 polegadas e um outro de 5,3 polegadas para o controlo da climatização. Tal como no EV9, o EV3 procura ter um equilíbrio entre os controlos tácteis e físicos de diversas funções, minimizando a distração do condutor.

Em estreia no EV3 encontra-se o Kia In-Car Payment, que permite efetuar pagamentos no automóvel. A primeira parceria neste âmbito foi firmada com a Parkopedia, que ajuda os condutores a localizarem um estacionamento disponível e a pagarem através do ecrã de navegação do veículo.

O EV3 aceita atualizações over-the-air e tem uma Chave Digital 2.0 que permite a até sete pessoas desbloquearem e ligarem o veículo através de um smartphone. É também o primeiro modelo da marca a incluir o Assistente de IA da Kia com ChatGPT, que ajuda a melhorar o conhecimento do modelo.

Apesar da marca fazer questão de destacar no interior a mesa deslizante longitudinalmente que se encontra entre o lugar do condutor e o do passageiro (ao nível do apoio de braços central), não gostámos desse tabuleiro deslizante entre os bancos dianteiros. À partida, seria uma boa ideia, mas parece-nos que a sua concretização foi infeliz. Parecer-nos-ia útil se pudesse rodar 90 graus para o lado direito (estilo cadeira de formação), permitindo que o passageiro colocasse um computador e trabalhasse durante a viagem, por exemplo. Ao deslizar apenas para a frente, é uma solução pouco ergonómica, obrigando a pessoa a ficar torta. E com isso, também se perde um potencial espaço de arrumação. Mas é um detalhe que não ofusca o bom habitáculo do EV3 que tem ainda 460 litros de bagageira para oferecer. Ainda assim, há outros aspetos mais ligados à ergonomia que deveriam ser aprimorados: um é o comando/haste que seleciona o Drive, Rear, Parking (algo escondido); outro é a visualização (igualmente tapada pelo aro do volante) do menu da climatização no ecrã tátil central, o que levou a marca a criar uma área no ecrã tátil do infotainment (uma espécie de “xis” grande) para o condutor premir e projetar esses comandos para o ecrã maior e, assim, ficarem visíveis.

Em termos de modos de condução, estão disponíveis quatro opções: Eco, Normal, Sport e Snow, bem como o adicional My Drive, personalizável. A condução é equilibrada, cumprindo com o que se espera de um automóvel com vocação familiar. O ângulo de viragem é ótimo e o rolamento em autoestrada faz-se sem ruídos aerodinâmicos.

Este novo modelo é mais um passo na estratégia da Kia de disponibilizar na sua oferta 11 veículos elétricos até 2026, que será alargada para 15 modelos até 2027 e que irá culminar com uma gama de produtos na Europa totalmente elétrica até 2035. A Kia confirmou já o EV4 (um SUV Coupé) e o EV5 (SUV maior do que o EV3), ambos a lançar em 2025. 

Os preços apresentados são muito competitivos, sobretudo para as empresas para as quais este EV3 fica abaixo dos 31 mil euros.

Preços para clientes particulares e empresas

EV3 Drive

• Particulares – 39.900 € | Campanha Lançamento – 38.490 €

• Empresas – 30.447€ + IVA

EV3 Tech

• Particulares – 44.500 € | Campanha Lançamento – 43.490 €

• Empresas – 33.699€ + IVA

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