Com o título coletivo já entregue à equipa Kia – ACP Electric – BP, que também tem apoio da Fidelidade Seguros, Welectric, Câmara de Cascais e Edgeline, todas as atenções do E-Rally do Alentejo Central, que se disputou neste último fim-de-semana, na zona de Mourão e Reguengos de Monsaraz, iam para o apuramento do campeão nacional de pilotos e navegadores.
Tal como avançámos, na corrida estavam três pretendentes: Nuno Serrano/Alexandre Berardo (equipa Kia – ACP Electric – BP), Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (equipa Kia – ACP Electric – BP) e Carlos Silva/Sancho Ramalho (equipa Prolama Competição).
Na tabela classificativa, ao fim de seis provas e antes desta sétima e derradeira etapa, quem levava vantagem era Nuno Serrano/Alexandre Berardo (com 113 pontos). No 2º posto estava Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo (89 pontos). No 3º lugar da geral surgia a dupla Carlos Silva/Sancho Ramalho (com 88 pontos).
Teoricamente, Nuno Serrano/Alexandre Berardo era quem teria a vida mais facilitada pela vantagem pontual que levava para a prova final do Campeonato, mas tudo podia acontecer, já que a competitividade ao longo da época tinha sido grande.
E houve, de facto, campeonato até ao fim! O E-Rally do Alentejo Central provocou uma reviravolta na classificação final global do campeonato com o líder da tabela global até então (Nuno Serrano/Alexandre Berardo) a cair para o 2º posto, o 2º da geral até aqui (Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo) a ficar no 3º lugar e o 3º da geral até à última prova (Carlos Silva/Sancho Ramalho) a trepar para o 1º posto. Carlos Silva/Sancho Ramalho são, assim, os novos campeões nacionais de regularidade Novas Energias Prio 2024.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias prio 2024 tem um novo campeão: Carlos Silva/Sancho Ramalho.
A história da reviravolta
Nesta derradeira prova do Campeonato, a reviravolta aconteceu já que Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3, venceram o “E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central”, que teve como segundos classificados, na componente de regularidade, a equipa Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, em Kia EV6, e em terceiro lugar do pódio ficaram Filipe Maia/Tiago Caio, em Polestar 2 LRSM.
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Nuno Serrano/Alexandre Berardo ficou no 6º lugar em Reguengos, posição que comprometeu as suas aspirações ao título, tendo, porém, garantido o lugar de vice-campeão de Portugal de Novas Energias Prio.
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Os novos campeões
Carlos Silva, o piloto campeão nacional na componente regularidade referiu que “se tratou de uma época muito positiva que é o fruto da aposta que a equipa Prolama teve há três anos, e também vem provar que quando o trabalho é bem feito e a equipa se aplica em qualquer disciplina para estar bem e ser competitiva os resultados aparecem. Este ano é um ano muito bom em termos de resultados, e um trabalho fantástico do meu navegador Sancho Ramalho que também se dedicou muito a este projeto. Estamos aqui no Alentejo com mais uma vitória, tendo alcançado três vitórias durante o Campeonato e a juntar a isso o título de campeões nacionais pelo que estamos naturalmente muito felizes com o resultado deste ano. Um agradecimento ainda a todos os patrocinadores e aos navegadores que me têm acompanhado ao longo destes três anos, o António Serrão, o Tiago Caio e, este ano, o Sancho Ramalho.”
Por sua vez, Sancho Ramalho, navegador da equipa vencedora e campeão nacional de navegadores, salientou que esta vitória e a vitória no Campeonato “é uma grande felicidade e é o terminar de um ano de trabalho, de muito empenho da equipa toda. Os resultados começaram a surgir mais do meio da época para a frente, e estamos muito contentes com o nosso trabalho”.
Os novos vice-campeões
Nuno Serrano e Alexandre Berardo reconheceram desportivamente o mérito dos adversários: “Sabíamos que em Reguengos tínhamos de ficar à frente do Carlos e do Sancho para chegar ao título, mas eles realizaram uma prova isenta de erros e têm todo o mérito no título alcançado. Este ano ficamos com o título de equipas e nos 2º e 3º lugares dos campeonatos de pilotos e navegadores. O Campeonato de Portugal está muito competitivo e em 2025 queremos lutar de novo pelo título”, referiu Nuno Serrano.
“O Campeonato está cada vez mais competitivo. Em 2025 voltaremos mais fortes para lutar pelo título.” – Nuno Serrano
O 3º classificado
Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, no Kia EV6, que ficaram no 3º lugar dos Campeonatos de Pilotos e Navegadores saudaram também os novos campeões e vice-campeões com todo o fair play: “Este ano foi difícil e tivemos muitas adversidades, mas mesmo assim conseguimos chegar a Reguengos na luta pelo título”.
“Foi um ano difícil, mas lutámos até ao fim. Parabéns aos Campeões e aos nossos colegas Vice-Campeões!” – Eduardo C. Albino
“Fizemos uma boa prova e conseguimos pela primeira vez fazer uma média de 0,1 por controlo. Mas o Carlos Silva e o Sancho Ramalho realizaram uma prova com uma precisão fenomenal e mostraram que merecem ser Campeões. Parabéns aos novos Campeões e aos nossos colegas de equipa Nuno Serrano e Alexandre Berardo que são os novos Vice-Campeões. Esperamos regressar em 2025 ainda mais fortes no Campeonato de Portugal e no Fia Eco Rally Cup”, disse Eduardo Carpinteiro Albino.
Vertente de Eficiência Energética
Na vertente de Eficiência Energética do “E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central”, Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher, em Dacia Spring 65, foram os que melhor uso fizeram da energia disponível na sua viatura. Os restantes lugares do pódio de eficiência energética foram ocupados por Pedro Morais/Silvia Coutinho, em Hyundai Ioniq 5 e Carlos Silva/Sancho Ramalho, em BMW i3.
Com os resultados alcançados ao longo das sete provas do Campeonato, Emilien Le Borgne/Alexandre Stricher sagraram-se vencedores da Taça de Eficiência Energética em 2024, em condutores e navegadores, respetivamente.
O “E-Rally – Caixa Agrícola – Alentejo Central”, contou ainda com uma Power Stage, que teve como vencedores a dupla Filipe Cachopas/João Serôdio, em Alfa Romeo Junior.
Para a equipa Kia – ACP Electric – BP, que já em Lisboa tinha alcançado o título de equipas, “foi um ano muito competitivo em que ambas as equipas estiveram na luta pelos títulos de pilotos e navegadores até à última prova”.
Com a realização do E-Rally Alentejo Central, chegou ao fim o Campeonato de Portugal de Novas Energias 2024.