A central ficará localizada em Sanlúcar la Mayor, na província de Sevilha, Andaluzia. A construção terá início em 2024 e a entrada em operação está prevista para 2025. Posteriormente, a Voltalia será responsável pela operação e manutenção das instalações durante pelo menos dois anos. Com uma área de 169 hectares, a central contará com 192.864 painéis fotovoltaicos, garantindo uma capacidade total de 135 megawatts. A Green Arrow Capital é um investidor especializado em energias renováveis e outros setores da economia real, como infraestruturas digitais, capital de risco, crédito privado e imobiliário. Fundada em 2012 em Itália, a empresa tem vindo a consolidar a sua presença no setor das energias renováveis em Espanha.

Já a Voltalia, com mais de 15 anos de atividade em Espanha, começou por se dedicar à prestação de serviços de Operação e Manutenção e atualmente gere 775 megawatts sob contrato para clientes terceiros. Paralelamente, a empresa tem em desenvolvimento vários projetos de energia solar e eólica no país. A sua subsidiária, Helexia, especializada em centrais solares para autoconsumo em edifícios industriais e comerciais, opera atualmente 51 centrais fotovoltaicas com uma capacidade total de 26,7 megawatts.

O contrato com a Green Arrow Capital marca o regresso da Voltalia à construção de grandes projetos em Espanha. A empresa tem estado particularmente ativa no mercado espanhol de EPC este ano, alinhada com a sua estratégia de expansão no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos de grande escala. Espanha, sendo um dos mercados mais dinâmicos do mundo para energia solar, representa um eixo estratégico para o crescimento da Voltalia.

Fundada em 2005, a Voltalia opera 6,7 gigawatts para os seus clientes e detém 3,1 gigawatts em operação ou em construção em várias regiões, incluindo Europa, África e América Latina.

Sébastien Clerc, diretor-geral da Voltalia, declarou: “Estamos entusiasmados com esta primeira colaboração com a Green Arrow Capital. Este novo contrato reforça o dinamismo da Voltalia e da Helexia no mercado espanhol.”

Daniele Camponeschi, fundador e diretor de investimentos da Green Arrow Capital, acrescentou: “O desenvolvimento deste novo portefólio solar em Espanha sublinha a importância estratégica do mercado ibérico para a Green Arrow Capital, reforçando o nosso compromisso com a transição energética. Contar com um parceiro de excelência como a Voltalia assegura-nos os mais elevados padrões na execução deste projeto.”

Fotografia: Green Arrow Capital

Artigo anterior“Bluecharge by Helexia vai estar focada na criação de valor”, assegura Luis Pinho
Próximo artigoQuais são os países que mais usam sacos de plástico?