A partir de agora, é mais fácil viajar na Carris, já que passou a ser possível pagar a tarifa de bordo com cartão bancário contactless, físico ou virtual, diretamente nos validadores de todos os veículos da empresa.
Os passageiros da Carris, o operador municipal de transporte público da cidade de Lisboa, passam, assim, a usufruir de um sistema de pagamento universal, cómodo, rápido, simples e seguro, sem a preocupação de adquirir um título pré-pago ou um título a bordo com dinheiro vivo.
Esta possibilidade já existia no metropolitano de Lisboa estende-se, assim, à Carris. Pedro de Brito Bogas, Presidente da empresa, entende que “este é um dia histórico para a Carris e para a mobilidade na cidade de Lisboa. Com a introdução do pagamento com cartão bancário, reforçamos o nosso compromisso com a melhoria da experiência de viagem dos nossos clientes, garantindo, assim, uma maior comodidade e uma melhor acessibilidade na utilização do nosso serviço. Todos os passos que damos para melhorar a experiência de viagem, visam converter mais utilizadores do transporte individual para o transporte público.”
Individual ou de grupo
Esta iniciativa resulta de um projeto desenvolvido em articulação com a SIBS e a Axians e permite utilizar cartões bancários contactless da rede Visa ou Mastercard, seja o cartão físico, seja um cartão virtual dos smartphone ou smart device, com tecnologia NFC (Apple Pay, Google Pay ou outro).
Os requisitos de segurança e privacidade são garantidos pela solução Mass Transit, que se encontra certificada para leitura de cartões e processamento de pagamentos associados às viagens.
Esta opção de pagamento permite, ainda, a compra de títulos de viagem para famílias ou pequenos grupos, até um máximo de 10 pessoas, selecionando diretamente no validador o número de títulos pretendido.
Para uma viagem individual, basta encostar o cartão no validador. Se vai viajar em grupo, selecione antes o número de passageiros pretendidos no ecrã e, de seguida, encoste o cartão no validador.
A opção de pagamento com cartão bancário aplica-se à compra da tarifa de bordo, pelo que cada aquisição é válida apenas nessa viagem.
Esta nova solução tecnológica estará disponível nos autocarros e elétricos, mas também nos três ascensores (Glória, Bica e Lavra), e ainda no elevador de Santa Justa. No entanto, para já, a Carris Metropolitana ainda não dispõe desta modalidade de pagamento.