A Stellantis apresentou a plataforma STLA Frame, uma plataforma multienergia, nativa de viaturas 100% elétricas, concebida para modelos pick-up com carroçaria sobre chassis e modelos SUV full-size – um segmento importante na América do Norte, entre outros mercados.

Depois da STLA Medium e da STLA Large, o Grupo Stellantis revelou a nova plataforma STLA Frame

A plataforma STLA Frame admite baterias com uma autonomia de até 800 km em configuração BEV (e de até 1.100 km com extensor de autonomia), uma capacidade máxima de reboque de 6.350 kg e uma capacidade de carga útil de 1.224 kg. Para além disso, a plataforma suporta a travessia de água até uma profundidade de 610 mm, o que a torna apta para ambientes difíceis e para diversas utilizações.

“Com a tecnologia de veículos 100% elétricos e de autonomia ampliada disponíveis em breve, estamos a fornecer soluções ‘sem cedências’ para os compradores que podem estar hesitantes em experimentar o seu primeiro veículo elétrico”, refere o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.

Acomoda conjuntos de baterias com refrigeração líquida que variam entre 159 e mais de 200 kWh. Também foi concebida para suportar futuras tecnologias de armazenamento de energia, garantindo a adaptabilidade nos próximos anos.

Destinada a suportar as pick-up full-size, veículos comerciais ligeiros e modelos SUV da Stellantis, os veículos com a STLA Frame serão inicialmente disponibilizados com uma gama de propulsores, incluindo um sistema full BEV e uma configuração de veículo elétrico com autonomia alargada (REEV). A STLA Frame também poderá acomodar sistemas de combustão interna, híbridos e de propulsão a hidrogénio no futuro, segundo o construtor.

A próxima geração de produtos na Jeep e na Ram serão os primeiros a acolher esta nova plataforma.

A plataforma STLA Frame é uma das quatro plataformas globais de BEV no centro do plano estratégico da Stellantis Dare Forward 2030, seguindo-se ao lançamento da STLA Medium em julho de 2023 e da STLA Large em janeiro de 2024.

O sistema REEV, que combina uma bateria, módulos de propulsão elétrica (EDM) dianteiros e traseiros, gerador de bordo e motor de combustão interna, permite aos condutores transportar ou rebocar cargas pesadas em distâncias maiores sem sacrificar a autonomia. Sem uma ligação mecânica direta entre o motor e as rodas, o gerador alimenta os EDM para impulsionar o veículo e recarrega a bateria conforme necessário, assegurando uma autonomia alargada em condições de carga, ao mesmo tempo que beneficia do binário dos motores elétricos.

Os EDM dianteiros e traseiros concebidos e montados pela Stellantis, com potências até 250 kW, oferecem capacidade de tração integral e podem impulsionar um veículo dos 0 aos 96 km/h em 4,4 segundos.

Principais caraterísticas da STLA Frame:

  • Comprimento total admissível: 5.488-5.941 mm
  • Largura total admissível: 2.062-2.124 mm
  • Distância entre eixos admissível: 3.143-3.690 mm
  • Distância ao solo admissível: 168-262 mm
  • Diâmetro máximo do pneu: 834/838 mm (32,8/33 polegadas)
  • Flexibilidade de carregamento e alimentação bidirecional

A STLA Frame suporta carregamento rápido. Nas configurações BEV, o carregamento rápido DC de 800 volts até 350 kW pode adicionar 160 km de autonomia em apenas 10 minutos, enquanto os modelos REEV podem obter até 80 km em 10 minutos com o carregamento rápido DC de 400 volts até 175 kW.

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