Henrique Alves, aluno do Mestrado em Design de Produto (já finalizado) na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAUL), realizou um projeto de design destinado a ser incorporado na sua dissertação “A experiência de condução de automóveis desportivos: relação homem-máquina”.
Esse projeto de design, que o levou a participar no Polestar Design Contest 2024, consistiu na criação de um Hot Rod Elétrico.
Embora a sua proposta não tenha chegado ao grupo dos cinco finalistas do concurso, obteve ainda uma boa quantidade de reconhecimento por parte da Polestar, Yanko Design, e outras plataformas de design automóvel.
O Polestar Fenrir foi concebido para participar no Polestar Design Contest 2024, a competição anual de design criada e promovida pela marca sueca.
Nesta edição, a Polestar colaborou com a fabricante de miniaturas “Hot Wheels”, desafiando os designers a criar uma proposta para um veículo de quatro rodas que refletisse a identidade e os valores de ambas as marcas.
Então, o que é o Polestar Fenrir? É, nem mais nem menos que um Hot Rod elétrico.
“A direção do projeto tornou-se clara desde o início: o veículo precisava ser algo absurdo e fora do comum. Mas que tipo de automóvel deveria eu projetar? Considerei várias opções, como um Monster Truck, uma carrinha de surf (ícone no universo Hot Wheels) ou até um buggy para dunas. No entanto, no final, optei pelo tipo de carro que representa quase na totalidade a abordagem da Hot Wheels para qualquer veículo nos seus moldes: o Hot Rod”, explica Henrique Alves.
O interior do Fenrir foi desenvolvido com um foco essencialmente minimalista, concentrado na experiência de condução.
O display digital exibe informações como o nível de bateria e a velocidade, além de uma visão em terceira pessoa, semelhante à perspetiva de um jogo de corridas.
Apesar de ter sido projetado para operar no universo da Hot Wheels e não em estradas públicas, o Fenrir trata-se então de um Hot Rod de dois lugares que evoca nostalgia, alegria e o espírito lúdico dos Hot Wheels. “No entanto, as suas linhas, proporções e formas minimalistas são uma representação clara da identidade visual da Polestar”, sublinha Henrique Alves.
O briefing do Polestar Design Contest 2024 incluía também a criação de um ambiente que enquadrasse o veículo. “Desenvolvi uma solução de estética minimalista, brutalista e monocromática, onde uma pista laranja vibrante serpenteia por entre as estruturas, criando um forte contraste visual”, afirma o jovem designer português que deixa um agradecimento a Jeroen Claus e Fabian Breës, ambos designers com destaque em edições anteriores do concurso da Polestar, pelas “valiosas dicas ao longo do processo, que foram fundamentais para aprimorar a qualidade do resultado final.”