Numa demonstração de compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, 35 colaboradores da Voltalia participaram no dia 23 de novembro, na atividade “Raízes com Futuro – Vem Plantar a tua Árvore”. A iniciativa, realizada num dos parques fotovoltaicos do Complexo de Garrido, em Coimbra, promoveu a plantação de Murtas, Pilriteiros e Medronheiros e reforçou a ligação entre os colaboradores e os valores ambientais da empresa.

A ação foi organizada em parceria com a Montis – Associação para a Gestão e Conservação da Natureza, uma Organização Não Governamental de Ambiente, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, sediada em Vouzela, no Distrito de Viseu. A parceria entre a Voltalia e a Montis já conta com diversas colaborações em prol da conservação ambiental, consolidando o empenho de ambas as entidades na preservação da natureza e na gestão sustentável dos recursos naturais.

A atividade inseriu-se nas comemorações do 19.º aniversário da Voltalia, que será celebrado oficialmente no dia 28 de novembro e permitiu aos participantes contribuir diretamente para a revitalização da vegetação local e conservação da biodiversidade no parque fotovoltaico, onde as energias renováveis já desempenham um papel crucial na redução das emissões de carbono. Além de promover a consciência ambiental, esta foi uma oportunidade para os colaboradores saírem da rotina e observarem de perto o impacto positivo da transição energética para a sustentabilidade, o que se revelou uma experiência inspiradora e motivadora para todos.

Para João Amaral, Chief Technology Officer e Country Manager da Voltalia em Portugal, “A iniciativa ‘Raízes com Futuro – Vem Plantar a tua Árvore’ é um exemplo claro do compromisso da Voltalia com a sustentabilidade e o envolvimento ativo das nossas equipas na preservação do meio ambiente. Ao longo dos nossos 19 anos, temos trabalhado para integrar práticas ambientais sustentáveis não só nos nossos projetos, mas também na cultura da nossa empresa. Esta atividade simboliza não apenas a responsabilidade que temos para com o planeta, mas também o impacto positivo que queremos gerar nas comunidades onde operamos”.

Cada voluntário levou para casa uma árvore para plantar, estendendo o impacto da ação ambiental para as suas próprias comunidades. No dia 28 de novembro, data do aniversário da Voltalia, todos os colaboradores receberão um kit de sementes – Cerejeira-brava, Azereiro ou Pilriteiro– como incentivo para continuarem a plantar e a cultivar um futuro mais verde.

O Complexo Fotovoltaico do Garrido combina cinco centrais solares com uma capacidade total de 50,6 megawatt.

Artigo anteriorRevés no projeto de lítio: Galp desiste de refinaria em Setúbal
Próximo artigoBaterias analisadas de mais de 40 mil veículos: qual o seu estado de saúde?