A My Battery Health, empresa francesa que monitoriza o estado das baterias dos 100% elétricos, analisou as baterias de mais de 40.000 veículos elétricos e híbridos ​​com uma quilometragem média de 88.000 km, chegando à conclusão que na grande maioria dos casos estão em perfeito estado: 94% dos veículos retiveram mais de 80% da sua capacidade inicial, 4% mantiveram-se entre os 75% e os 80%, e apenas 2% ficaram abaixo dos 75%. Ou seja, 2% dos elétricos em segunda-mão ​​têm uma autonomia 25% inferior à do mesmo modelo novo.

A maioria das unidades manteve mesmo uma capacidade superior a 90%.

Fonte: My Battery Health

Com base nesta análise, a taxa média de desgaste da bateria foi de apenas 1,8% ao ano. No entanto, estes analistas salientam que a degradação das baterias não é linear: inicialmente é mais acentuada, mas com o passar dos quilómetros vai estabilizando até seguir uma tendência praticamente horizontal. Além disso, as novas gerações de células oferecem uma resistência cada vez maior.

Num automóvel elétrico, a bateria é o componente mais dispendioso. Uma substituição de uma bateria pode facilmente custar 20.000 euros, pelo que a questão da duração deste componente é um tema frequente entre quem pensa em comprar um BEV.

Estes dados vão ao encalce das informações dos fabricantes de baterias. Uma das baterias mais avançadas, as baterias Blade da chinesa BYD, oferecem uma vida útil estimada de 5.000 ciclos. Num automóvel elétrico com 400 km de autonomia, isto equivaleria a dois milhões de quilómetros percorridos, valor que ultrapassa largamente a esperança de vida do próprio veículo.

Os resultados obtidos pela My Battery Health reforçam também outra análise realizada pela Recurrent (abril de 2024), que informava que, das 15 mil viaturas elétricas consideradas, apenas 1,5% tiveram de trocar as baterias. Os veículos em causa datavam entre 2011 e 2023, embora na realidade a maior parte deles tenha sido colocada em circulação antes de 2015.

Estes resultados dão também outro alento ao mercado de veículos elétricos em segunda-mão, dada a longevidade comprovada das baterias.

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