O gigante chinês da eletrónica, Huawei, está comprometido com o negócio automóvel, dispondo já no seu seio de quatro marcas de automóveis: a Stelato (concebida em conjunto com a BAIC), a Luxeed (em parceria com a Chery), a Aito (desenvolvido com a Seres) e a Maextro (criada com a JAC).
A Maextro é a mais sofisticada de todas estas insígnias e o S800, o seu primeiro modelo, surge como uma espécie de “Rolls-Royce” chinês 100% elétrico.
O design do S800 dá ares de Rolls-Royce e de Maybach.
O Maextro S800 é uma berlina elétrica com 5,48 metros, comprimento que o coloca perto das dimensões do Rolls-Royce Ghost (5,54 metros) e do Phantom (5,76 metros de comprimento).
Em termos de largura, as informações acerca do modelo referem ainda 2.000 mm. A altura é de 1.536 mm, com uma distância entre eixos de 3.370 mm.
O interior, revelado numa única foto teaser, sugere opulência. O veículo tem um teto de “céu estrelado”, um recurso que se vê nalgumas personalizações da Rolls-Royce, e materiais de alta qualidade para o estofamento. Atrás e como é apanágio neste tipo de limousines, são dois os lugares, estilo poltrona.
A empresa ainda não adiantou especificações do Maextro S800, sabendo-se apenas que inclui um sistema Lidar montado no teto e uma tecnologia de condução autónoma de nível 3. Aliás, pertencendo à Huawei, será, seguramente, um automóvel com um elevado nível tecnológico.
Atendendo a que é uma berlina elétrica, podemos dizer que um dos seus alegados concorrentes é o Rolls-Royce Spectre. Porém, se o elétrico britânico custa a partir de 327 mil euros em Portugal, a proposta de preço do S800 será muito inferior, rondando 130 mil euros na China.
O seu lançamento no mercado está previsto para a primavera de 2025.