A Cleanwatts, empresa portuguesa especialista na digitalização de energia, anuncia a celebração de uma parceria estratégica com a Plural Markets – Gestão de Ativos destinada a promover a criação de projetos de energia descentralizada. No âmbito desta parceria, o fundo Plural Energy Innovation acaba de investir em quatro Comunidades de Energia Renovável já instaladas e operacionais em Portugal. As comunidades abrangidas incluem projetos em Vila de Rei, Vila Nova de Famalicão, Paços de Ferreira e Argoncilhe (Santa Maria da Feira) e perfazem um total de 2,5 MWp instalados, que se traduzem em mais de 5000 painéis solares e uma redução anual de cerca de 1.000 toneladas de CO2.
Luísa Matos, CEO da Cleanwatts, destaca que “a parceria com a Plural Markets exemplifica como a colaboração empresarial pode facilitar a transição energética. Investindo nas nossas Comunidades, as empresas promovem o nosso trabalho na otimização da eficiência energética com tecnologia avançada de gestão de energia. Na Cleanwatts, temos atuado de forma próxima ao setor Comercial e Industrial, ajudando as empresas a reduzir custos energéticos e emissões de carbono, enquanto fomentam a sustentabilidade nas comunidades onde operam.”
O investimento do Fundo da Plural nestas Comunidades de Energia, que cobre os custos de manutenção e instalação, constitui uma oportunidade para proporcionar às entidades que representa uma taxa de retorno atraente, e estável, suportada por um modelo de negócio que integra toda a cadeia de valor de maneira sustentável.
Manuel Maria Fernandez, CEO do grupo financeiro Plural, esclarece que “este investimento alia a geração de valor económico a benefícios sociais e ambientais e está alinhado com os objetivos da Plural Markets, e dos nossos clientes, de investir no conjunto considerável de oportunidades, que acreditamos existir em Portugal, nomeadamente nos segmentos de pequenas e médias empresas e start-ups”.
Estas quatro Comunidades de Energia Renovável beneficiam mais de 200 famílias, negócios e empresas locais, permitindo aos clientes âncora uma poupança média de 60% e aos membros uma poupança média de 20% inferior às tarifas de mercado.
Esta parceria abre portas a futuros investimentos em novas comunidades, assinalando mais um passo importante no caminho para um futuro energético inclusivo e descarbonizado em Portugal.