Não fazia parte do calendário do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, mas a equipa portuguesa Kia – ACP Electric – BP não desperdiçou a oportunidade de, entre as corridas nacionais (do Eco Rally Madeira e o Eco Rally Lisboa), ir a Monte Carlo participar no E-Rally de Monte Carlo, uma prova de renome incontestável e que é a mais disputada do FIA Eco Rally Cup. A prova aconteceu no final de outubro.
Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo foi uma das duas “duplas de serviço”. Nuno Serrano nesta prova foi navegado por João Serôdio, em vez de Alexandre Berardo.
Monte Carlo tem um glamour único. É uma prova com uma lista de inscritos com muitos e bons pilotos e que é organizada pelo também histórico Automobile Club de Monaco, responsável também pelo rali do WRC e pelo Rali de históricos, o que ajuda a completar toda a mística da prova percorrida num num ambiente único.
Esta haveria de ser a prova mais difícil de toda a temporada, a começar pelo longo caminho de 1800 km até ao principado do Mónaco.
No primeiro dos quatro dias de uma prova muitíssimo disputada, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo conseguiram vencer uma das regularidades, o famoso Turini, e ocupavam o 6º lugar no final do primeiro dia.
Nuno Serrano/João Serôdio estavam fora do “top 10”, mas lutavam por melhorar numa prova com características diferentes das habitualmente disputadas, pois nos quatro dias de competição, os pilotos percorrem as especiais que tanta história têm da prova mais antiga do mundial de ralis, o WRC.
O segundo dia foi difícil para as equipas portuguesas, que não conseguiam aferir corretamente os aparelhos de medição nas difíceis especiais realizadas nos Alpes Marítimos, condição indispensável para um bom desempenho. Com ambas as equipas fora dos 10 primeiros era altura de analisar o que se passou e tentar melhorar para o dia seguinte.
A dupla espanhola Eneko Conde/Lukas Sergnese (em Kia EV6 GT) foi a vencedora do Eco Rally Monte Carlo (23 a 26 de outubro de 2024).
No 2º lugar ficou a equipa da Polónia Olivier Campana/Nicolas Milanesio (em BMW i4) e o 3º posto foi para os belgas Michel Decremer/Jennifer Hugo (em VW ID.3 Pro S). O resto do “top 5” ficou a dupla checa Michal Zdarsky/Jakub Nabelek (em Hyundai Kauai) e para a dupla belga Bruno Thiry/Laurent Secretin (em VW ID.4).
O 3º dia de prova começou bem para Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, que no primeiro setor de regularidade do dia subiram a 10º e no segundo a 9º, cumprindo o objetivo traçado de recuperar o lugar no “top 10” Mas foi nesta segunda especial que o azar bateu à porta desta dupla e um furo nos derradeiros metros desta especial deitaram por terra o bom desempenho conseguido até então e obrigou à desistência. Por seu lado, Nuno Serrano e João Serôdio realizaram uma etapa onde continuaram a tentar melhorar a aferição, mas mantiveram-se fora dos 10 primeiros.
O derradeiro dia do 8º E-Rallye de Monte Carlo acabou por ser anulado devido a um aviso laranja de mau tempo para os Alpes Marítimos e a classificação dos consumos, onde Nuno Serrano e João Serôdio ocuparam a 8ª posição, o que fez com que a dupla ocupasse o 11º lugar da classificação final, que foi um resultado muito bom para uma primeira participação nesta prova tão prestigiada.
O fim do 8º E-Rallye de Monte Carlo foi brindado com um jantar de gala em frente ao famoso Hotel Paris, em Monte Carlo, no qual marcou presença também o Príncipe Alberto II do Mónaco.
O último desafio da participação no Monte Carlo foi o regresso a casa, com mais de 1800 km de viagem.
Para as duas duplas da equipa Kia – ACP Electric – BP ficou a vontade de repetir esta desafiante prova em 2025, “onde já teremos um melhor conhecimento e esperamos conseguir melhores resultados”.
Nas provas de regularidade de veículos 100% elétricos participam viaturas totalmente de série. Este facto permite aos pilotos divulgar a mobilidade e até avaliarem os modelos que utilizam. No caso de Eduardo Carpinteiro Albino, a condução ao volante do Kia EV6 foi longa, já que a viatura foi a rolar até Monte Carlo. A viagem começou no Alentejo.
O arranque para Monte Carlo teve a particularidade desse momento ter sido na companhia do tio de Eduardo Carpinteiro Albino, Fernando Carpinteiro Albino: “Foi para lembrar as etapas de concentração do Rali de Portugal onde o meu pai e o meu tio passavam sempre por Elvas”, afirma Eduardo. Relativamente ao EV6, Eduardo Carpinteiro Albino, considera que o modelo “demonstrou todas as suas potencialidades de excelente carro para viagens, pelo seu conforto, performance e rápida velocidade de carregamento” nesta espécie de “ensaio longo”, de 1800 km de Portugal a Monte Carlo, 250 km da prova do Principado do Mónaco e outros 1800 km no regresso de Monte Carlo para Portugal.