A Kia desenvolveu um acessório para automóveis a ser feito de plástico extraído da Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GMLP) pela The Ocean Cleanup, organização sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento e à expansão de tecnologias para eliminar o plástico dos oceanos do mundo e com quem o construtor automóvel tem uma parceria desde 2022.
Naquele que constitui um dos resultados mais significativos da parceria até à data, a Kia apresentará um forro para piso da bagageira de edição limitada destinado ao novíssimo Kia EV3, Esse forro é feito com plástico oceânico recebido da The Ocean Cleanup. Este acessório exclusivo estará disponível para o EV3 em países selecionados, podendo ser encomendado logo a partir da introdução deste modelo no mercado. Charles Ryu, Executive Vice Presidente e Head of the Global Brand & CX Division da Kia, comenta: “Esta parceria é não só um testemunho do nosso empenho comum na gestão ambiental e na inovação, mas também um movimento mundial no sentido de criar oceanos mais limpos e saudáveis para as gerações futuras”.
“Tratando-se do primeiro acessório original Kia fabricado com plástico recuperado do mar, é com orgulho que assistimos a este progresso tangível na criação de um sistema de recursos circulares para o plástico oceânico. Aproveitaremos as lições aprendidas durante o processo de reciclagem e desenvolvimento para continuar a fabricar produtos úteis e benéficos para os nossos clientes, utilizando plástico recuperado do mar fornecido pela The Ocean Cleanup”.
A recolha da Ocean Cleanup abrange exclusivamente plásticos que já se encontravam no mar (e não plásticos destinados ao mesmo), “o que torna a sua reciclagem mais difícil. Tal significa que o plástico deve ser submetido a uma Norma de Cadeia de Custódia para verificar a sua rastreabilidade e integridade material”, refere a Kia.
Devido às qualidades do plástico recolhido do mar, a primeira fase envolve a respetiva triagem, reciclagem e processamento, de forma a que os padrões de qualidade possam ser cumpridos.
Segundo a marca, inspirado na filosofia de design “Opposites United”, da Kia, o padrão “onda geométrica” da superfície superior do forro da bagageira faz lembrar as ondas e o fluxo de lixo para uma área de recolha, remetendo-nos assim para o processo de extração de plástico marinho da The Ocean Cleanup.
Fabricado com 40% de plástico oceânico reciclado, este forro é tão duradouro, protetor e funcional como os convencionais, refere o construtor. Cada forro apresenta ainda um código QR, que fornece aos clientes informações detalhadas sobre o desenvolvimento do produto e a parceria com a The Ocean Cleanup.
A Kia integrou ainda plásticos reciclados e outros materiais ecológicos nos seus modelos mais recentes. É o caso do EV9, o seu SUV porta-estandartes totalmente elétrico, que incorpora redes de pesca recicladas para o piso e garrafas de plástico recicladas para os tecidos dos bancos, bem como do EV6, que utiliza tecidos e tapetes produzidos a partir de plásticos reciclados.
Para apoiar a sua visão mais alargada de se tornar pioneira na mobilidade sustentável, a Kia comprometeu-se a aumentar a utilização de materiais sustentáveis nos seus futuros produtos e a aumentar a aplicação de plástico reciclado nos seus automóveis para mais de 20% até 2030, o que testemunha bem o seu compromisso de criar um sistema de recursos circular para o plástico oceânico.