Os jovens até ao 23 anos, estudantes ou não, podem usar o passe gratuito para transportes públicos a partir deste domingo, 1 de dezembro, informou o Ministério das Infraestruturas.

Esta foi uma das 13 medidas incluídas no Pacote Mobilidade Verde, que foi aprovado em Conselho de Ministros, no dia 4 de outubro, com um investimento total previsto, até 2025, de 115 milhões de euros para o transporte de passageiros e 55 milhões para o de mercadorias.

Esta medida com vista a alargar o passe jovem gratuito a todos os jovens até aos 23 anos de idade, independentemente de estarem ou não a estudar, foi anunciada pelo Governo em outubro, podendo ser requerido em novembro e usado em dezembro.

“A partir de agora basta apresentar o cartão de cidadão, como comprovativo de idade, para acesso a este título”, refere o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

Esta medida implica um investimento de 40 milhões de euros e o Governo estima que alcance cerca de 240 mil potenciais beneficiários.

Deste modo, o Governo pretende acelerar a transferência modal para o transporte público, com impacto particular nas gerações mais jovens junto das quais “é fortemente necessário incutir hábitos de mobilidade sustentável”, sublinha o Executivo.

“O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançámos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”, apontou o ministro Miguel Pinto Luz.

“Esta medida é importante para garantir a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária, na medida em que apenas os jovens que estudavam desfrutavam já deste benefício”, assinala o Ministério das Infraestruturas.

Artigo anterior“Acerta e Recicla” celebra o Natal com prémios que ultrapassam os 30 mil euros
Próximo artigoEficiência energética em segundo plano nas intenções de renovação das casas dos portugueses