A Relais & Châteaux é uma associação de 580 hotéis e restaurantes excecionais em todo o mundo, operados por proprietários independentes – maioritariamente famílias – que assinou uma parceria com a UNESCO para a implementação de projetos conjuntos que combinem hospitalidade e gastronomia com ambiente, património e diversidade biológica.
Sabia que…
a… associação Relais & Châteaux tem já 70 anos? Foi fundada em 1954.
No âmbito deste acordo serão organizados projetos-piloto, conduzidos por membros da Relais & Châteaux, para promover, simultaneamente, locais que são Património Mundial da UNESCO e práticas tradicionais através da conservação e recurso à biodiversidade sustentável, respeitando as culturas locais e preservação da herança natural e cultural.
Esses projetos-piloto serão implementados em 2025 e Laurent Gardinier, Presidente da Relais & Châteaux, fala dos contornos desta iniciativa que vai colocar a sustentabilidade ambiental e a proteção do património na primeira linha das preocupações.
Como é que surgiu esta parceria com a UNESCO?
Laurent Gardinier: Em 2014, a Associação apresentou, na sede da UNESCO, a sua Visão para um mundo melhor através da gastronomia e da hospitalidade. Dez anos mais tarde, retificamos esta Visão para abordar novos desafios e tomar medidas mais concretas. Graças ao trabalho incansável do nosso Vice-presidente de Chefs, Mauro Colagreco, estabelecemos uma parceria com a UNESCO. É uma honra ver a nossa estratégia apoiada formalmente pela UNESCO: a diretora- geral, Audrey Azoulay, assinou oficialmente o preâmbulo dos nossos Compromissos.
Porque é que escolheu unir esforços com a UNESCO?
Na sua dedicação diária à gastronomia e à hospitalidade, os membros da Relais & Châteaux estão em contacto permanente com pessoas de todas as origens e de todos os tipos de comunidades, bem como com a natureza e a sua infinita riqueza e variedade. A UNESCO trabalha para proteger a biodiversidade que compõe o tecido vivo do nosso planeta, que sustenta o bem-estar atual e futuro da humanidade. Tendo em conta que a nossa Associação partilha deste valor – é, aliás, o princípio orientador de tudo o que fazemos – esta parceria com a UNESCO acabou por surgir naturalmente. É um prazer enorme para mim poder firmar esta colaboração. Estou entusiasmado para ver os nossos membros a colocar estes primeiros projetos conjuntos em prática.
O que é que esta parceria com a UNESCO acarreta e quais são as implicações para os membros da Relais & Châteaux?
Em primeiro lugar, a UNESCO apoia os novos compromissos da Associação, em “Harmonia com Todas as Formas de Vida Terrestres: Os Nossos 12 Compromissos em Matéria de Sustentabilidade”. Isto implica envolver todos os nossos membros na concretização de três grandes missões: preservar as tradições de hospitalidade e de gastronomia do mundo, contribuir para a proteção e o desenvolvimento da biodiversidade e, por último, implementar ações diárias para um mundo mais humano. Em segundo lugar, serão conduzidos diferentes projetos-piloto por membros da Relais & Châteaux que se encontrem nas proximidades de sítios classificados como Património Mundial da UNESCO. O objetivo será promover estes locais e as práticas tradicionais dos mesmos através da conservação da sustentabilidade e do uso da biodiversidade, bem como o respeito pelas culturas locais.
O que é que estes compromissos significam para a Associação?
Estes compromissos foram oficialmente aprovados pelos nossos membros e refletem um desejo profundo que todos partilhamos: trabalhar para o desenvolvimento sustentável em harmonia com todas as formas de vida terrestres. Estamos focados no facto de que temos de repensar a forma como fazemos as coisas num hotel ou num restaurante, para que as nossas operações estejam mais alinhadas com o ambiente envolvente. Os membros não conseguem criar estes novos modelos individualmente: temos de fazê-lo em conjunto, como uma rede, porque cada propriedade Relais & Châteaux contribuirá com a sua criatividade única, inovação e soluções que beneficiarão todos os outros membros. Mas esta cooperação tem de ir para além dos membros: deve incluir os nossos fornecedores e produtores, as nossas equipas, os nossos clientes – principalmente, as novas gerações –, organizações não governamentais e autoridades públicas locais e globais. Estes compromissos abrem caminho para agirmos em conjunto e avançarmos na mesma direção com todos os stakeholders.
“até agora, avaliámos cada uma das propriedades com base em dois tipos de critério: técnicos e emocionais. Haverá um terceiro critério qualitativo de análise: o coeficiente de sustentabilidade”.
Para a Relais & Châteaux, o que é que significa “em harmonia com todas as formas de vida terrestres”?
No início, o principal cartão de visita de um proprietário Relais & Châteaux era apresentar a sua extraordinária propriedade de família, passada de geração em geração. Uma estadia nessas propriedades dava aos hóspedes a oportunidade de aprender mais sobre a região, a história. Acredito que o objetivo dos proprietários atualmente vá para além disso, pois proporcionam uma forma distinta de explorar o mundo à volta da propriedade e de interagir com ele da forma mais consciente possível, ao mesmo tempo que usufruem de um contacto mais pessoal e próximo.
De que forma é que estes compromissos são colocados em prática mensurável pelos seus membros?
As suas ações são monitorizadas através de dados quantitativos que são medidos e controlados com base em critérios do nosso Quality Charter. A qualidade é a componente central da estratégia da Relais & Châteaux e, até agora, avaliámos cada uma das propriedades com base em dois tipos de critério: técnicos e emocionais. Nas discussões exaustivas que decorreram a propósito da readaptação dos nossos Compromissos, foi proposto um terceiro critério qualitativo de análise: o coeficiente de sustentabilidade. Dessa forma, esta dimensão será também avaliada nas nossas propriedades a cada dois anos, a par de coeficientes emocionais e técnicos. Os nossos membros têm um timeline preciso a cumprir, e estamos a fazer de tudo para ajudá-los com novas práticas de gestão para a sua propriedade para que consigam atingir uma descarbonização gradual e bem gerida das suas atividades até 2040.
E que iniciativas estão a ser implementadas pela própria Relais & Châteaux?
O Conselho de Administração da Associação decidiu, unanimemente, estabelecer um quarto órgão governativo: a Comissão de Sustentabilidade. Esta comissão foi criada em fevereiro de 2024 e é composta por sete membros proeminentes da Relais & Châteaux, conceituados no seu domínio. O seu propósito é encorajar, avaliar e aprovar todas as nossas iniciativas antes de serem votadas pelo Conselho de Administração. Também estabelecemos um Departamento de Sustentabilidade, responsável por implementar a nossa estratégia global abrangente e dar apoio direto aos nossos membros nas suas transições para um mundo mais sustentável.