A Kia – ACP Electric – BP realizou em 2024 algumas das 12 provas do FIA Eco Rally Cup e Nuno Serrano e Alexandre Berardo conseguiram o 5º lugar final nesta competição internacional da FIA, com somente 5 provas disputadas, demonstrando o enorme potencial da equipa.

Foi uma temporada em que a equipa quis demonstrar que as melhores equipas do mundo têm de contar com as duplas do Kia – ACP Electric – BP , que também têm apoio da Fidelidade Seguros, Welectric e Cascais, para os lugares de topo.

As cinco provas em que a equipa portuguesa participou foram Valência, Oeiras, Açores, Corunha e Monte Carlo.

A época internacional começou em fevereiro no Eco rally de la Comunitat Valenciana onde Nuno Serrano e Alexandre Berardo conseguiram o 5º lugar. Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo começaram a “saga dos últimos setores de regularidade” e na derradeira prova cometeram um erro que os relegou de 3º para 6º lugar.

Valência

No Oeiras Eco Rally, primeira prova internacional em solo português, esta dupla voltou a ter um problema na última prova de regularidade, perdendo uma vitória quase certa e caindo para fora dos lugares pontuáveis. Nuno Serrano e Alexandre Berardo realizaram uma prova consistente e sempre em crescendo, que os levou a um lugar do pódio.

Oeiras

Seguiu-se a 2ª prova internacional realizada em solo português, o Azores E-Rally e, “como não há duas sem três”, Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo voltaram a ter problemas na última classificativa e ficaram à porta do pódio, enquanto Nuno Serrano e Alexandre Berardo voltaram a conseguir um pódio, repetindo o 3º lugar final.

Açores

Depois de um interregno no verão, as duas equipas voltaram em setembro às provas do FIA Eco Rally Cup no Eco Rally A Coruña. Com muitas equipas espanholas de renome presentes, a concorrência era muita, mas Nuno Serrano e Alexandre Berardo conseguiram um bom 5º lugar final. Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo ainda conseguiram vencer dois setores de regularidade, mas na segunda especial que ganharam, foram depressa demais numa zona de velocidade máxima controlada e a penalização aplicada (de 500 pontos) levou-os a abandonar a prova.

A última prova do FIA Eco Rally Cup efetuada em 2024 pelo Kia – ACP Electric – BP foi o E-Rally de Monte Carlo, uma prova de renome incontestável e que é a mais disputada desta competição (e sobre a qual falamos neste artigo) e que deixou na equipa a vontade de repetir esta “desafiante prova em 2025, onde já teremos um melhor conhecimento e esperamos conseguir melhores resultados”.

Monte Carlo

equipa portuguesa ficou no 5º Lugar no FIA Eco Rally Cup com 5 provas realizadas

Artigo anteriorEconomia circular impulsiona futuro económico e ambiental de Portugal
Próximo artigoCartões bancários: maioria ainda não é reciclada