O fabricante de veículos elétricos chinês BYD pretende começar a produzir automóveis em Camaçari, no Brasil a partir de março de 2025, indicou na segunda-feira o Governo brasileiro.
A vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, que esteve recentemente em Portugal, afirmou, após um encontro com o Presidente brasileiro, Lula da Silva, que a fábrica de produção de veículos no Brasil será a maior e mais avançada fora da China, onde o construtor tem a sede e a maior parte da produção.
“Essa será a maior e mais avançada fábrica de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, destacou a responsável da empresa chinesa.
150 mil veículos no início da produção
Até ao final de 2025, a unidade de produção brasileira deverá produzir 150 mil veículos, principalmente para abastecer os mercados sul-americanos, e em 2026 este número deverá subir para 300 mil.
Na primeira fase da produção, os veículos serão montados em regime SKD (semi knocked-down), com os modelos a chegarem parcialmente montados da China e finalizados em Camaçari. Mais tarde, com um reforço de investimento, a produção dos modelos será feita de raíz.
Além disso, o Governo brasileiro indicou que este investimento deverá criar 10 mil empregos diretos até 2025 e 20 mil até ao final de 2026.
A marca trabalha com a perspetiva de ter 20.000 empregados de forma direta ou indireta em 2025.
Inicialmente, os modelos fabricados no complexo fabril da Bahia serão os elétricos BYD Dolphin; BYD Dolphin Mini; BYD Yuan Plus; e o híbrido plug-in BYD Song Plus.
A fábrica está a ser construída do zero, embora num terreno no qual a Ford produzia o EcoSport. Aliás, o fabricante refere que não utilizará os edifícios que eram da Ford, os quais serão destinados para os fornecedores se instalarem no local.
Com a montagem no Brasil, a BYD afirma que conseguirá ter “preços ainda mais competitivos e, assim, gerar ainda mais oportunidades ao consumidor brasileiro de ter um automóvel 100% elétrico na garagem.”