No Salão de Shanghai de 2021, o Audi A6 e-tron concept fez a sua estreia como precursor de uma família de modelos totalmente elétricos em larga escala. Agora, o Audi A6 e-tron é lançado nas versões Sportback e Avant (carrinha), sendo o primeiro modelo baseado na plataforma elétrica Premium Platform Electric (PPE) a dispor de um piso plano.
A bateria de iões de lítio é recente, sendo composta por doze módulos e 180 células prismáticas, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (úteis: 94,9 kWh), que garantem uma autonomia de até 754 km (A6 Sportback e-tron performance) ou até 716 km (A6 Avant e-tron performance).
A variante Sportback e-tron performance tem um consume combinado de energia de 15.9–14.0 kWh/100 km; a variante Avant e-tron performance tem um consumo combinado de 17.0–14.8 kWh/100 km; a versão mais desportiva Audi S6 Sportback e-tron tem um consumo combinado de 16.7–15.7 kWh/100 km.
![](https://welectric.pt/wp-content/uploads/2024/12/01_Audi-A6-e-tron-Novos-padroes-de-Design-e-Autonomia-edited.jpg)
Com um valor Cd de 0,21 para o Sportback, torna-se o Audi mais aerodinâmico de todos os tempos e o melhor veículo de todo o Grupo VW. O Avant tem um Cd de 0,24
Em 21 minutos, o estado de carga (SoC) sobe de 10 a 80%, com a marca a destacar que o sistema inteligente de controlo térmico de alta performance e preditivo é essencial para esse desempenho. O modelo permite o carregamento otimizado em estações de carregamento com tecnologia de 400 volts. A bateria de 800 volts é eletricamente dividida em dois bancos de 400 volts, que podem ser carregados em paralelo com até 135 kW. Com uma wallbox doméstica, é possível carregamento AC de até 11 kW. A opção de carregamento AC de 22 kW será disponibilizada posteriormente.
É já possível realizar encomendas do novo A6 Sportback e-tron, com preços recomendados a partir de 66.900€ e do A6 Avant e-tron com preços recomendados a partir de 68.741€.