A Linha ferroviária da Beira Alta encerrou a 19 de abril de 2022 por um período anunciado de nove meses e deveria reabrir em janeiro de 2023. A Infraestruturas de Portugal veio depois a anunciar como data provável novembro de 2023, prazo que foi novamente alterado, passando a ser junho de 2024, que também não se concretizou.

Agora, surge ma nova data no horizonte, com a garantia do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, de que desta é que será. Assim, baseado nas palavras do responsável da tutela pelas infraestruturas, a Linha da Beira Alta vai abrir na totalidade no primeiro trimestre de 2025.

“Temos o compromisso, dado por mim, pelo primeiro-ministro, pelo Governo e pela IP [Infraestruturas de Portugal], de que no primeiro trimestre do próximo ano teremos as obras concluídas dos restantes troços”, disse o governante no final de uma viagem na automotora que liga Celorico da Beira a Vilar Formoso, num total de 38 km, desde 25 de novembro.

A “palavra é mesmo para ser cumprida”, sublinhou Miguel Pinto Luz, que desceu na estação ferroviária da Guarda, acompanhado de uma vasta comitiva constituída por autarcas, técnicos e responsáveis da IP e CP, e onde foi recebido por Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda.

Em declarações aos jornalistas, o ministro admitiu que, “enquanto Estado, tem de se assumir o que se disse às populações, de que esta linha só estaria fechada nove meses, esteve mais de dois anos fechada e, portanto, tem de melhorar esta previsão dos prazos”.

O investimento previsto para a modernização desta ligação ferroviária é de 600 milhões de euros.

“O nosso compromisso é que a obra estará concluída no primeiro trimestre do próximo ano. Daqui a quatro/três meses estaremos cá outra vez para averiguar e fazer esse escrutínio saudável em democracia”, garantiu o ministro das Infraestruturas.

O ministro das Infraestruturas sublinhou que “há uma aposta clara na ferrovia, na transferência modal, o passe ferroviário verde é um sucesso, os números já se aproximam dos 45 mil passes vendidos e isso é sinónimo de que as pessoas querem voltar a andar de comboio, mas para isso precisam de serviços e de linhas e é isso que o Governo está a fazer”.

A renovação integral da Linha da Beira Alta (193 quilómetros entre Pampilhosa e Vilar Formoso) é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária para passageiros e mercadorias mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.

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