A Iveco Bus apresentou no início de dezembro o Crossway Elec, dando continuidade à estratégia de apoiar a mobilidade com emissões zero na Europa. O novo Crossway Elec irá responder às necessidades de descarbonização da mobilidade nas missões escolares e interurbanas.
“A introdução do Crossway Elec na nossa gama, juntamente com a versão Low Entry já disponível, demonstra a nossa capacidade em oferecer soluções elétricas para todas as missões”, afirmou Giorgio Zino, diretor de Operações Comerciais da Iveco Bus Europe. “Este novo Crossway Elec é um veículo inovador. Permitirá à Iveco Bus, líder europeu no segmento, impulsionar também os operadores na sua transição elétrica nos transportes escolares e interurbanos em posição de vanguarda. Com entregas a partir de 2025, o nosso Crossway Elec oferece desde já aos operadores de transportes uma solução eficaz, mesmo antes dos objetivos da norma de redução de CO2 de 2030.”
O novo Crossway Elec combina as qualidades reconhecidas da gama Crossway com as vantagens das soluções de mobilidade elétrica da Iveco Bus. Incorpora diversos elementos-chave da gama Crossway, incluindo o grupo propulsor elétrico idêntico ao do modelo Low Entry Elec, facilitando a gestão diária dos operadores que já possuem modelos Crossway na sua frota.
Disponível nas versões de 12 e 13 metros (classe II e III), o novo veículo oferece uma grande flexibilidade graças à possibilidade de escolha de 3 a 6 packs de baterias. Isto permite-lhe responder plenamente às necessidades específicas dos clientes em termos de missões e de quilometragem diária entre carregamentos. As configurações de 3 ou 4 packs, com 2 baterias no tejadilho e 1 ou 2 no compartimento traseiro, sem afetar o espaço de bagagem, estão particularmente adaptadas às missões escolares, que raramente exigem mais de 200 km por dia. Quanto às versões de 5 ou 6 packs, as baterias suplementares são instaladas nas bagageiras, reduzindo ligeiramente a altura disponível nesta configuração.
Equipado com seis packs de baterias, o Crossway Elec dispõe de uma capacidade total de armazenamento de energia de 415 kWh para uma autonomia de 450 a 500 km. Trata-se da última geração de baterias NMC de 69 kWh montadas pela FPT Industrial, que oferecem excelentes parâmetros em termos de densidade energética e de capacidade de carga.
A flexibilidade do armazenamento de energia permite conservar o espaço para os passageiros e o volume de armazenamento para bagagem. O novo autocarro pode acomodar até 57 passageiros na versão de 12 metros e até 63 passageiros na versão de 13 metros, incluindo 5 lugares na traseira. O Crossway Elec equipado com 4 baterias oferece até 6,2 m³ (versão de 13 m) e 5,1 m³ (versão de 12 m) de volume no compartimento de bagagens, para além de espaços interiores para bagagem com 3 m³ (versão de 13 m) e 2,8 m³ (versão de 12 m).
Equipado com um motor elétrico Siemens Elfa III de 290 kW com 3.000 Nm de binário, o Crossway Elec pode ser carregado na garagem de recolha através de uma tomada individual CCS Combo 2. O estado da carga pode ser consultado pelo condutor no painel de instrumentos.
O novo Crossway Elec beneficia de um ecossistema abrangente para uma mobilidade elétrica eficiente, incluindo um conjunto completo de serviços personalizados que vão desde o aconselhamento para a implantação de frotas elétricas (Energy Mobility Solutions) a ferramentas de gestão digitais (Iveco On).
Tal como as outras versões da gama Crossway, o novo Crossway Elec será produzido na fábrica de Vysoke Myto, na República Checa.
Em Lyon, o veículo apresentado é um Crossway Elec de 13 metros de comprimento. Está equipado com 4 baterias colocadas no tejadilho e no compartimento traseiro. Tem capacidade para 61 passageiros.