A E-Redes anunciou ter concluído a instalação de 6,6 milhões de contadores de eletricidade inteligentes no país, um processo de substituição iniciado em 2016 e com um investimento de 330 milhões de euros por parte do operador de rede de distribuição.
“Sem contadores inteligentes não há transição energética, são essenciais para que possamos avançar na mobilidade elétrica, na integração de energias renováveis, imprescindíveis ao autoconsumo e comunidades de energia”, sublinhou o presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto.
No site da empresa, numa declaração de outubro passado, Luís Filipe Pereira, Diretor de Operações de Redes Inteligentes referia que “quando dotamos uma rede de distribuição com a capacidade de gerir os fluxos energéticos de forma flexível e de obter informação sobre o seu estado, em cada local e momento, criamos uma Rede Inteligente, com potencial para tornar o sistema elétrico mais eficiente, sustentável e com melhor qualidade de serviço”.
A empresa assinalou esta sexta-feira a conclusão do processo com um encontro no auditório da sede da EDP, em Lisboa, que contou com a presença da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, entre outros convidados.
“Numa das maiores operações logísticas a que o país já assistiu, foram instalados cerca de 25 mil contadores por semana, nesta reta final da campanha de substituição de contadores por equipamentos de medição inteligente”, realçou o operador de rede de distribuição elétrica.
“O cumprimento deste objetivo reforça o nosso compromisso com a qualidade de serviço e a transição energética”, assinala a empresa que é a herdeira da EDP Distribuição.
Os contadores inteligentes possibilitam que o cliente deixe de estar presente na grande maioria dos serviços remotos de ativação e alteração contratual, bem como leituras reais de fatura sem estimativa.
Concluída a instalação, estes serviços remotos passam a estar em funcionamento quando os clientes recebem uma comunicação posterior a informar da integração dos novos contadores na rede inteligente.
De acordo com a E-Redes, a instalação dos contadores inteligentes é um passo crucial na transformação do setor da energia elétrica em Portugal que permite uma gestão mais eficiente da energia, promove melhores hábitos energéticos, ajuda a reduzir a pegada de carbono e contribui para a eliminação de faturas por estimativa, assim como permite que o cliente deixe de estar presente na grande maioria dos serviços remotos de ativação e alteração contratual.