A UTAD dá um passo histórico ao integrar a “EU-GIFT – European University for Geographical Identity as a driver for Food systems Transition to sustainability”. Esta Aliança Europeia reúne instituições líderes na investigação de sistemas alimentares mais sustentáveis, alinhadas com o Pacto Ecológico Europeu e a Estratégia “Do Campo à Mesa”.

“Como parceira deste consórcio europeu, a universidade transmontana contribuirá para promover cadeias de abastecimento ambientalmente mais sustentáveis e equitativas, consolidando uma área estratégica para a nossa Universidade”, sublinhou o reitor da UTAD, Emídio Gomes.

O projeto, que se prolonga até 2028 e conta com um financiamento superior a 7,5 milhões de euros, envolve universidades de sete países – Alemanha, Espanha, França, Hungria, Itália, Roménia e Portugal. Sob a liderança da Universidade de La Rioja, a iniciativa foca-se na valorização de alimentos e bebidas com identidade geográfica, potenciando o desenvolvimento rural sustentável, a fixação de populações e a atração de novas empresas para estas regiões.

A UTAD terá um papel crucial, desenvolvendo um programa doutoral que posicionará a “EU-GIFT” na vanguarda da investigação em sistemas alimentares. A participação da academia transmontana resulta do trabalho conjunto entre a vice-reitoria para a Internacionalização e a Vice-reitoria para a Investigação, liderada pelo professor Eduardo Rosa e com a colaboração da professora Ana Barros.

Os objetivos da Aliança incluem responder aos desafios climáticos, reforçar práticas agrícolas biológicas e lidar com o despovoamento rural no pós-COVID-19. Esta é mais uma aposta no fortalecimento da competitividade europeia e na promoção da identidade e valores da União Europeia, sublinhando o papel das universidades como motores de inovação e transformação social.

Artigo anterior5 tecnologias que contribuem para organizações mais sustentáveis
Próximo artigoUrban Cruiser, o novo SUV de segmento B elétrico da Toyota