O nome Urban Cruiser foi colocado num modelo Toyota que foi fabricado de 2009 a 2014. Agora, o construtor desvendou o novo Urban Cruiser, um SUV elétrico de segmento B, com linhas atléticas que sugerem robustez. O Urban Cruiser, desenvolvido a partir do Urban SUV Concept, dará à Toyota uma presença num segmento de mercado competitivo na Europa e aumentará a sua gama de veículos totalmente elétricos. Que ainda é limitada, na medida em que tem apenas as diferentes versões Proace e o Bz4x.

As dimensões compactas do Urban Cruiser são ligeiramente superiores às do SUV compacto full-hybrid da Toyota, o Yaris Cross. Tem um comprimento de 4.285 mm, uma largura de 1.800 mm, uma altura de 1.640 mm e uma distância entre eixos de 2.700 mm. O raio de viragem é de apenas 5,2 metros.

A Toyota coloca baterias LFP neste seu modelo. Uma bateria de 49 kWh de capacidade estará disponível exclusivamente na versão com tração dianteira (FWD), proporcionando uma potência de 106 kW/144 cv. Adicionalmente, para o modelo FWD, haverá uma bateria de 61 kWh de capacidade que produz 128 kW/174 cv. Em determinados mercados Europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral, dispondo de um motor elétrico de 48 kW no eixo traseiro. Nesta versão de tração integral, a bateria de 61 kWh de capacidade debita 135 kW/184 cv.

Urban CruiserFWDFWDAWD
Capacidade da Bateria (kWh)496161
Potência (kW / cv)106 / 144128 / 174135 / 184
Binário (Nm)189189300



No interior, o painel de instrumentos integra um painel digital de 10,25 polegadas (para o condutor) e um ecrã multimédia de 10,1 polegadas numa única unidade. O modelo deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2025. Não há preços, mas estimamos que possa situar-se entre os 35 e os 40 mil euros.

Este novo modelo Toyota vai ser apresentado no Salão automóvel de Bruxelas, que abre portas a 10 de janeiro de 2025.

Até 2026: 15 veículos com emissões Zero

O construtor japonês refere que, até 2026, terá 15 veículos com emissões zero na sua gama, incluindo seis veículos elétricos a bateria que utilizam uma plataforma dedicada.

A expansão da gama de veículos elétricos a bateria da Toyota será combinada com uma gama de híbridos plug-in, híbridos (full-hybrid) e veículos elétricos com pilha de combustível a hidrogénio, que, no seu conjunto, irão diminuir progressivamente as emissões da Toyota em toda a região Europa, em direção ao objetivo de uma redução de 100% de CO2 até 2035, contribuindo para o objetivo da Toyota Motor Europe de neutralidade carbónica até 2040.

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